Representante do Ministério do Desenvolvimento discute na UECE Assistência Social no Brasil

16 de fevereiro de 2009 - 17:29 #

Representante do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Simone  Aparecida Albuquerque, abre ás 18h30 de hoje (16/02), o seminário “Política de Assistência Social: dimensões investigativas e Interventivas”, falando sobre o tema “Panorama da Assistência Social no Brasil”. Presidida pelo Reitor da UECE, prof. Assis Araripe, a solenidade será no Auditório Central da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no Campus do Itaperi. O evento é promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) de Serviço Social da UECE, em parceria com o programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UECE, e tem como objetivo discutir a operacionalização da Política de Assistência Social nas seguintes dimensões: gestão, execução, assessoria, controle social e rede socioassistencial.

O seminário de “Política de Assistência Social: dimensões investigativas e Interventivas” prossegue até a próxima quinta-feira (19/02), com uma programação que inclui conferências, mesas redondas, oficinas, apresentação de trabalhos científicos em grupos de trabalhos, mostra de experiências profissionais e apresentações artísticas. Tendo em vista a transversalidade inerente à Política de Assistência Social, o seminário vai abrir espaços para realizar debates das seguintes áreas: Seguridade Social; Educação e Cultura; Trabalho e Formação Profissional; Assistência Sócio-Jurídica; Família, Gênero e Geração; Desigualdades, Violências e Direitos Humanos; Movimentos Sociais e Questão Sócio-Ambiental.

Aberto ao público, o evento contará com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, docentes, profissionais e interessados nessa área do conhecimento científico. Segundo a coordenadora dos trabalhos, profa. Helena Frota, o seminário vai contribuir para formação acadêmica e profissional, além de discutir a experiência do Ceará  quanto à efetivação da transversalidade da Política de Assistência Social e a implementação da rede socioassistencial. Promoverá também a troca de experiências profissionais, a interação e a articulação entre assistentes sociais e outros profissionais atuantes, nos diversos âmbitos da Política de Assistência Social, bem como das distintas Políticas Sociais.