Renovação e cadastramento de novos bolsistas de mestrado e doutorado

6 de maio de 2015 - 10:46

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) informa aos coordenadores dos programas de pós-graduação cearenses os procedimentos necessários para a renovação dos bolsistas de mestrado e doutorado, bem como para o cadastramento de novos bolsistas.

A partir do dia 4 de maio até as 17h do dia 15 de maio, estará disponível na Plataforma Montenegro um formulário para que os coordenadores informem quais bolsistas terão suas bolsas renovadas.

O procedimento para a renovação das bolsas será realizado exclusivamente via Plataforma Montenegro, não sendo mais necessária, por parte dos bolsistas, a entrega de documentação à Funcap no referido período (exceto para os casos de bolsistas que tenham documento de liberação referente a vínculo empregatício e/ou visto de permanência para alunos estrangeiros com vigência encerrada).

No entanto, torna-se necessário que a coordenação verifique se os atuais bolsistas estão cumprindo todos os requisitos necessários para que as bolsas possam ou não ser renovadas, como consta no item “6. ATRIBUIÇÕES DAS COORDENAÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS–GRADUAÇÃO” do Edital 01/2015:

“IX. Acompanhar as atividades dos bolsistas, verificando o cumprimento de suas obrigações listadas na Seção 10 deste documento, tomando as providências necessárias, em concordância com a Comissão de Bolsas, para o cancelamento das bolsas, quando pertinente;”.

As coordenações também devem estar atentas ao que consta no item “8. EXIGÊNCIAS QUANTO À CONCESSÃO DE BOLSAS”:

“8.1 As comissões de bolsas dos programas de Pós-Graduação não poderão renovar bolsa de aluno cuja média das notas nas disciplinas cursadas seja inferior a 7 (sete) ou que tenha sido reprovado em qualquer disciplina;

8.2 No caso de curso que utilize outros sistemas de notas, os resultados de suas avaliações deverão ser convertidos para o sistema de zero a dez, e, então, aplicada a restrição mencionada na subseção 8.1;

8.3 As comissões de bolsas dos programas de Pós-Graduação têm a prerrogativa de aplicar critérios de cancelamento de bolsas mais rigorosos do que aqueles exigidos pela FUNCAP, se assim considerar adequado para a boa qualidade do curso”.

Quanto ao cadastramento dos novos bolsistas de mestrado e doutorado, a Funcap informa que o formulário eletrônico estará disponível na Plataforma Montenegro a partir do dia 4 de maio até as 17h do dia 15 de maio. No entanto, os novos bolsistas devem entregar a documentação à Funcap a partir do dia 4 de maio até as 16h30 do dia 15 de maio.

O aluno contemplado com bolsa deve entregar três vias do Termo de Outorga no Setor de Bolsas Acadêmicas da Funcap, situada na Av. Oliveira Paiva, nº 941, Cidade dos Funcionários – Fortaleza/Ceará, no período de 4 a 15 de maio de 2015, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, além dos seguintes documentos:

– Cópia do Comprovante de matrícula do bolsista no curso, como aluno regular (não precisa ser autenticada);

– Cópia autenticada dos documentos RG e CPF dos alunos bolsistas;

– Cópia assinada pelo candidato (com firma reconhecida em cartório) do Termo de compromisso de dedicação exclusiva aos estudos e à pesquisa durante o período de duração da bolsa (modelos disponíveis no seguinte endereço: http://www.funcap.ce.gov.br/index.php/downloads/category/5-termo-de-compromisso;

– Histórico Escolar atualizado dos alunos bolsistas;

– Número da conta corrente e agência do Bradesco;

– Quando bolsista com vínculo empregatício, dentro das condições estabelecidas na Seção 9 do Edital 01/2015, o documento comprobatório expedido pela autoridade competente, formalizando sua liberação para cursar o programa de Pós-Graduação, incluindo a declaração de não percepção de remuneração, se for o caso;

– Cópia do passaporte e do visto de permanência válido para o período da concessão, para alunos estrangeiros.

Um roteiro com o procedimento a ser realizado para a renovação e para o cadastro das novas bolsas está disponível na Plataforma Montenegro

Fonte: Assessoria de Imprensa da Funcap