Reitoria da UECE parabeniza às professoras e aos professores pelo seu dia

15 de outubro de 2021 - 10:37 # # #

No dia 15 de outubro de 1827, Pedro I, o então imperador do Brasil, baixou um decreto que criava o Ensino Elementar no Brasil. O Decreto propunha o ensino dividido por gênero: às meninas, as prendas. Aos meninos, leitura, escrita e as quatro operações.

Foi apenas 121 anos depois, em 1948, que Antonieta de Barros, a primeira mulher negra a ser eleita a um cargo político no país, criou o Dia do Professor e o feriado escolar em Santa Catarina no dia 15 de outubro por meio da Lei nº 145, de 12 de outubro de 1948, que, em 1963, foi transformada em lei nacional pelo então presidente João Goulart, pelo Decreto nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.

Antonieta de Barros

Para além dos aspectos históricos relacionados ao Dia do Professor, a data é importante para promover a reflexão sobre a importância do profissional docente e de sua valorização na sociedade. Em diversos níveis e em várias modalidades de ensino, é pela atuação qualificada de professoras e de professores que crianças e jovens constroem conhecimentos e que novos profissionais são formados para o desenvolvimento da sociedade.

Neste dia especial, a Reitoria da Universidade Estadual do Ceará parabeniza a todas professoras e a todos professores, em especial, os da UECE. Orgulhamo-nos dos profissionais que temos em nossa Instituição e que trabalham, dia a dia, para o desenvolvimento da Universidade enquanto instituição pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.

Parabéns pelo seu dia!

“O educador se eterniza em cada ser que educa.” – Paulo Freire