Reitoria da UECE apoia Nomeação do prof. Custódio Luiz Silva de Almeida para Reitor da UFC

15 de julho de 2019 - 10:04

Desde o início do processo de redemocratização, iniciado em 1985, que as universidades públicas brasileiras têm pautado suas práticas, na escolha de seus gestores, pelo compromisso de articular a dimensão do mérito, própria da vida acadêmica, com a dimensão da participação coletiva democrática, necessária às instituições grandes e complexas, responsáveis por missões civilizatórias, como é a universidade pública.

O Prof. Dr. Custódio Luiz Silva de Almeida foi o mais votado na consulta aos três segmentos que compõem a comunidade acadêmica e foi o mais votado no Conselho Universitário da UFC.

O Prof. Dr. Custódio Luiz Silva de Almeida reúne, portanto, a competência administrativa, testada nas grandes funções de Pró-reitor de Graduação e de Vice-reitor; a competência acadêmica, dado o seu currículo de professor e pesquisador, com significativa obra registrada em seu CV Lattes; e a competência política, dado o expressivo apoio das comunidades universitárias e do mais alto Conselho acadêmico.

A boa prática, da escolha do mais votado pela comunidade acadêmica e por seu Conselho Universitário, garante estabilidade política e acadêmica para a UFC e reforça a robusta capacidade intelectual da instituição, como prova o significativo destaque entre as 10 melhores universidades brasileiras.

Que o senso crítico e o equilíbrio prevaleçam na decisão do MEC para que não se aprofundem os problemas econômicos, políticos e sociais que as Universidades Públicas e o Brasil vivem no nosso atual momento histórico.