Reitores pedem apoio ao Presidente da Câmara para Universidades Estaduais e Municipais

12 de agosto de 2013 - 11:31 #

O Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, recebeu em seu gabinete, em Brasília-DF, na última quarta-feira (7), 30 reitores de universidades estaduais e municipais. Os Reitores são ligados à Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais – ABRUEM.

Durante o encontr,o os dirigentes reivindicaram ao presidente Henrique Alves a aprovação de uma emenda do deputado Alex Canziani (PTB-PR), apresentada à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), de 2014, reduzindo para, no máximo 1%, a contrapartida das universidades estaduais e municipais, na execução de emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União (OGU).

Os reitores argumentaram que não conseguem receber tais emendas, mantida a exigência atual de contrapartida de 10%  a ser dada pelos governos estaduais ou municipais. O Presidente Henrique Alves reconheceu as dificuldades das universidades estaduais e municipais, mas, sobretudo, reconheceu o papel que elas exercem na educação dos jovens do interior brasileiro, dada a lógica multicampi, o pioneirismo na interiorização, o grande foco na formação de professores e a oferta noturna para os trabalhadores.

Outro item da pauta da reunião foi a proposta da Frente Parlamentar Mista (Câmara e Senado) Suprapartidária em Apoio das Unibversidades Estaduais e Municipais, que prevê o repasse anual de dois mil reais, por aluno, para o custeio das universidades públicas estaduais e municipais, por parte da união. As duas propostas, para que sejam executadas pelo governo federal, dependem de aprovação na comissão mista de orçamento e no plenário do Congresso Nacional.

O Presidente Henrique Alves assumiu, perante os Reitores, de apoiar as duas iniciativas.