Reitores debatem qualidade da Gestão Acadêmica em Fórum Nacional

5 de outubro de 2011 - 15:25 #

Qualidade da gestão acadêmica nas IES estaduais e municipais é o tema central que está na pauta dos debates do 49º Fórum Nacional de Reitores da Abruem, que acontece no período de 05 a 08 de outubro, no Catussaba Resort Hotel, em Salvador. O evento vai reunir cerca de 100 gestores de instituições de ensino superior (IES) de todo o país. A abertura do fórum será às 20h, desta quarta-feira (05/10), com apresentação musical do cantor e compositor Tonho Matéria. O Reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Assis Araripe, integra o grupo que participa do evento.

O fórum é uma realização da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). A organização desta edição tem como parceiras a UNEB e as universidades estaduais de Santa Cruz (Uesc), de Feira de Santana (Uefs) e do Sudoeste da Bahia (Uesb).

O objetivo do encontro é construir um relatório apontando novos projetos, dificuldades e sugestões das IES para o ensino superior público. O documento será encaminhado ao Ministério da Educação (MEC).

O 49º Fórum Nacional de Reitores da Abruem vai reunir além dos gestores de instituições e mais representantes das 41 instituições públicas filiadas à associação, em uma vasta programação.

No dia seguinte (06/10), serão iniciadas as discussões acadêmicas. Destaque para a palestra Autonomia universitária e financeira das IES, que será proferida, às 14h, pelo professor Júlio Cezar Durigan, Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). O Reitor Lourisvaldo Valentim da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) vai mediar o debate sobre o tema.

No mesmo dia, às 16h45, o coordenador de educação a distância da UNEB, Silvar Ribeiro, participa da apresentação da câmara sobre apoio técnico em EaD – presidida pelo professor Sebastião Iberes, reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Inovação tecnológica e o Sistema Nacional do Ensino Superior estão entre os assuntos que serão abordados nos últimos dois dias de evento.