Nota em defesa da educação, da ciência, da saúde e da vida

23 de abril de 2021 - 17:09 # # # # # # # # #

Reitores da UECE, UVA, URCA, IFCE e UFCA assinam nota em defesa da educação, da ciência, da saúde e da vida

Os reitores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Hidelbrando dos Santos Soares; da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Fabianno Cavalcante de Carvalho; da Universidade Regional do Cariri (URCA), Francisco do O’ de Lima Júnior; do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), José Wally Mendonça Menezes; e da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Luiz Lange Ness, assinaram nesta sexta, 23 de abril de 2021, nota conjunta em defesa da educação, da ciência, da saúde e da vida.

Em nota, os gestores das cinco Instituições de Ensino Superior (IES) repudiam o projeto de lei nº 5595/20, que proíbe a suspensão das aulas presenciais durante pandemia, emergência e calamidade pública, recentemente aprovado na Câmara dos Deputados.

“Vivemos a maior crise sanitária dos últimos tempos, causada pela pandemia da Covid-19. No mesmo dia em que o PL nº 5595/20 foi aprovado pela Câmara, o país registrou mais de 79 mil casos da doença e 3.472 óbitos em decorrência da Covid-19. Com isso, atingimos a triste marca de 381.475 óbitos acumulados desde o início da pandemia. São milhares de famílias enlutadas ou que enfrentam a difícil rotina de terem entes queridos nos leitos de hospital sem poder visitá-los de forma segura. […] Nós, como gestores de instituições públicas de ensino superior, baseados na ciência, avaliamos que as condições sanitárias decorrentes da pandemia da Covid-19 permanecem desfavoráveis ao retorno obrigatório das atividades presenciais, motivo pelo qual questionamos a aprovação do PL nº 5595/20 sem que haja disponibilidade de vacina para todas as pessoas.”

Reconhecendo a gravidade da situação, os gestores reafirmam o compromisso das instituições com a educação de qualidade, com a saúde e com o bem-estar da população, salientando ainda que os esforços estão voltados para a manutenção das atividades das IES de forma qualificada e segura, reiterando ainda o apoio irrestrito às recomendações das autoridades em saúde pública tão necessárias à preservação da saúde e da vida.

Leia nota na íntegra.