Reitores da ABRUEM são recebidos em audiência pelo Presidente do Senado

12 de agosto de 2013 - 11:25 #

Trinta reitores, ligados à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), estiveram reunidos com o Presidente do Senado, Renan Calheiros, na última quarta-feira (07/08).

A reunião ocorreu no período da manhã, na sala de audiências do Senado Federal, presidida pelo senador Renan Calheiros. Nesta reunião, foi debatido a Frente Parlamentar Mista (Câmara e Senado) e Suprapartidária de Apoio às Universidades Públicas Estaduais e Municipais, uma iniciativa da ABRUEM, que recebeu a adesão de 347 deputados federais e de 43 Senadores. Na Câmara, a Frente é coordenada pelos Deputados Federais Cleber Verde, do Maranhão, Alex Canziani, do Paraná, e Artur Bruno, do Ceará. No Senado, a Frente é coordenada pelo Senador Inácio Arruda, do Ceará.

A referida Frente que tem como objetivo colocar, no orçamento da União, recursos financeiros para o custeio das instituições de ensino superior estaduais e municipais. A proposta inicial é de dois mil reais/aluno/ano. No caso da UECE, como temos 18 mil alunos de graduação e um mil e quinhentos alunos de pós-graduação stricto sensu, o aporte anual seria de 39 milhões de reais.

Neste mesmo dia (07/08), os reitores tiveram reunião na sede da ABRUEM, para informar a feliz acolhida do Presidente Renan Calheiros, tratar da discussão da pauta do 53º Fórum Nacional de Reitores; apresentar o Fórum Nacional de Coordenadores da UAB e debater outros assuntos de interesse da instituição.