Reitor recebe a presidente do Sindicato dos Jornalistas

22 de julho de 2009 - 15:54 #

Reitor recebe a presidente do Sindicato dos JornalistasA defesa do diploma para o exercício da profissão de jornalista, regulamentação da comunicação, criação do Conselho Federal de Jornalistas são alguns dos pontos da pauta do encontro entre o Reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Assis Araripe, e da presidente do Sindicato dos Jornalistas no Ceará (Sindjorce), Déborah Lima, na manhã de hoje (22/07), em seu gabinete, no Campus do Itaperi. Deborah Lima pediu o apoio do Reitor, até porque, outras profissões podem ser afetadas, com relação a obrigatoriedade do diploma.

O Reitor manifestou apoio em defesa do diploma, bem como da formação e da valorização do jornalista. Déborah Lima lamentou a derrubada da Lei de Imprensa, que tirou da sociedade o direito do cidadão de ter a quem recorrer. Assis Araripe sugeriu que as universidades e faculdades que contam com cursos de comunicação ou jornalismo defendam a formação superior para o jornalista, no exercício profissional, e ao se pronunciarem conta com o integral apoio da Uece.

Durante a conversa com o Reitor, a presidente do Sindjorce informou sobre a I Conferência Nacional de Comunicação, que se realizará nos dias 1, 2 e 3 de dezembro deste ano. Na ocasião, convidou a universidade a fazer parte da Conferência Estadual de Comunicação, que conta com o apoio do Governador Cid Gomes, que inclusive, baixou decreto convocando para essa primeira etapa do evento. Assis Araripe nomeou para representar a Uece, o jornalista e Ouvidor dessa universidade, Paulo Tadeu Sampaio, que vai compor, já a partir de hoje (22/07), a Comissão Pró-Conferência de Comunicação, cuja reunião acontecerá logo mais, às 18h, no curso de comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Segundo informações da presidente do Sindjorce, Déborah Lima, para que aconteça a I Conferência Nacional de Comunicação, os Sindicatos dos diversos Estados devem se preparar, promovendo as etapas regionais do evento. Primeiro, compor a comissão Pró-Conferência de Comunicação, como preparação para a I Conferência Estadual de Comunicação e, em seguida, para o acontecimento nacional.

Presentes ao encontro do Reitor e da presidente Déborah Lima o Vice-reitor Antônio Gomes Neto, o Pró-reitor de Planejamento Vladimir Spinelli, a diretora do Sindjorce, jornalista Fátima Medina, o Ouvidor da Uece, jornalista Paulo Tadeu Sampaio, a Assessora de Comunicação da Uece, Fátima Serpa, e a jornalista Telma Costa, da Assessoria de Comunicação da Uece e diretora do Sindjorce.