Reitor recebe Plano de Segurança dos campi da Uece da SSPDS

7 de abril de 2016 - 17:33 #

O Documento foi entregue pelo titular da Segurança Pública e Defesa Social do Estado 

O Secretário de Segurança Publica e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), Delci Carlos Teixeira, entregou na manhã desta quinta-feira, 07 de abril, na sede da secretaria, ao reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio, o Plano de Segurança dos campi da Universidade.

A reunião contou ainda com as presenças do Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará, Coronel Geovani Pinheiro da Silva, do Major da Polícia Militar, Weibson Braga Júnior, ex-aluno da Uece (que na ocasião fez a apresentação do plano em power point),  e do Major Erivelto Rocha Gadelha, da Casa Militar do Governo do Estado do Ceará. A Comissão nomeada para a elaboração do Plano de Segurança foi presidida pelo Tenente Coronel Chiorgiony Franklin da Silva. 

Para o reitor, Jackson Sampaio, esse projeto de construção do Plano de Segurança dos campi da Uece, tanto capital como interior, vem sendo desenvolvido numa grande parceria entre a UECE e a SSPDS, por meio de articulação envolvendo, desde 2015, o Programa Ceará Pacífico, cuja presidente é a Vice-Governadora, Izolda Cela.

A apresentação da magnitude e da complexidade dos campi da UECE, com levantamento de violações à segurança de pessoas, patrimônio pessoal e patrimônio público, incluindo riscos à produção de conhecimento, foi apresentado pelo reitor à Vice-Governadora, tendo a mesma compreendido que a segurança das universidades públicas estaduais representa uma prioridade da Segurança do Estado. O desdobramento operacional foi a constituição de grupo de estudo, composto pela SSPDS e a Casa Militar, que visitou os 11 campi da UECE, identificou série de pontos de vulnerabilidade em cada um, estabeleceu eixos de análise e parâmetros, concluindo agora um diagnóstico técnico consubstanciado e um elenco de propostas a serem debatidas no âmbito da Universidade.

Ainda no início da próxima semana, o secretário Delci Teixeira, juntamente com o reitor Jackson Sampaio, definirão data para uma apresentação completa do plano, no Gabinete da Reitoria, para a administração superior e a administração intermediária da UECE, além de representação sindical dos servidores docentes, representação sindical dos servidores técnico-administrativos e representação do Diretório Central dos Estudantes (DCE).