Reitor prossegue encontros com prefeitos e desta vez o evento foi em Tauá

30 de janeiro de 2017 - 20:01 #

Dando continuidade às reuniões com os líderes políticos das regiões em que a Universidade Estadual do Ceará (Uece) possui campus, o reitor Jackson Sampaio visitou, no último dia 19 de janeiro, o Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC), com o objetivo de articular a realização do II Fórum de Educação do Ensino Superior de Tauá e Região.

Segundo o reitor, a ideia surgiu durante outro encontro ocorrido em 2016. “Tivemos a iniciativa de, no fim de 2016, convidar os prefeitos das cidades onde a Uece tem Campus para um café da manhã. Nesse café foi combinada uma visita à Tauá para instituirmos um grupo de trabalho para realização do II Fórum de Ensino Superior de Tauá e região”, disse Jackson Sampaio.

O prefeito de Tauá, Carlos Windson, demonstrou total interesse na valorização da educação superior na região, inclusive compartilhando seu histórico de vida, pois há 25 anos precisou sair de Tauá pra estudar em Recife, devido ao fato de, naquela época, não haver qualquer curso superior em sua região, fato que passou a existir há 20 anos devido ao pioneirismo da UECE. Durante sua campanha, a pergunta que mais ouvia era sobre o que faria pela Educação.

Durante o encontro, o diretor do CECITEC, professor Isaías Batista, relatou algumas das conquistas para o campus da Uece em Tauá, como o novo campus, a criação do cursinho pré-ENEM e pré-vestibular, UECEVest/CECITEC, além de novos projetos e metas. Entre os projetos viáveis a curto e médio prazo destacam-se a incorporação da infraestrutura e da missão do CVT/CENTEC e a abertura de um mestrado acadêmico intercampi, que será realizado em parceria com a Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli/Uece).

“Pretendemos criar este mestrado, visto que o CECITEC tem 20 anos e precisa dar mais um importante passo que é o da pós-graduação stricto sensu, pois capacidade técnica, capacidade de recursos humanos nós temos”, expõe o diretor.

Outras metas destacadas por Isaías Batista são as especializações a serem implementadas e a oferta de turmas de mestrado profissional no estilo “fora sede”. Lembrou ainda que a Uece oferece em Tauá o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “A Prefeitura precisa apenas solicitar os cursos que acontecem. Para a Prefeitura, o custo é zero”, finalizou.

As professoras Geandra Claudia Silva Santos, Tânia Maria Rodrigues Lopes e Regina Claudia Pinheiro falaram ao prefeito sobre a importante atuação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) na região, do projeto “Diálogos Pedagógicos”, e do projeto de construção de jogos e atividades digitais a serem disponibilizados para as escolas de Tauá.

O II Fórum de Educação Superior de Tauá e Região será coordenado  pelo professor Isaías Batista, diretor do CECITEC/Uece.

O encontro contou ainda com as presenças, do vice-diretor do CECITEC, Lúcio Galvão; do diretor executivo do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos (Iepro/Uece), Luís Carlos Dodt, além dos demais docentes e funcionários do campus.