Reitor participa de posse da nova direção da Abruem

14 de agosto de 2014 - 14:53 #

O reitor Jackson Sampaio, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), participou, nesta quarta-feira (13), da cerimônia de posse dos novos presidente e vice-presidente da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), em Brasília. Com mandato de 2014 a 2016, foram eleitos os reitores Adélia Maria Pinheiro, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), e Aldo Nelson Bona, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Destacamos que Adélia Maria Pinheiro é a primeira mulher a presidir a Abruem.

Adélia Pinheiro e Aldo Bona foram eleitos por aclamação, em pleito realizado no dia 8 de maio, durante o 54º Fórum Nacional dos Reitores da Abruem, em Campos do Jordão, São Paulo. O reitor da UECE enfatizou que a nova direção da instituição foi aclamada com o compromisso de “dar continuidade ao que já vinha sendo realizado e desenvolver ainda mais o processo de valorização da Abruem e das instituições filiadas”.

O reitor da UECE, Jackson Sampaio, faz parte da nova direção da Abruem, como Titular do Conselho Deliberativo.

Entre as propostas para a gestão destacam-se a maior inserção da Abruem na pauta dos debates sobre a educação superior no país; a conquista do financiamento do governo federal às filiadas da Abruem como contrapartida ao esforço dos estados e municípios na ampliação da oferta de ensino superior; o desenvolvimento de ações que fortaleçam a luta das instituições filiadas em defesa da autonomia universitária; a consolidação do programa de mobilidade discente em fase inicial de execução; o apoio ao estabelecimento de uma rede de cooperação mais estreita entre as instituições filiadas; e a ampliação da inserção internacional das universidades filiadas.

A reitora Adélia Pinheiro assume o cargo de presidente em substituição ao reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Carlos Fernando de Araújo Calado, que foi eleito vice-presidente em 2012, na chapa que tinha como presidente o reitor João Carlos Gomes, da UEPG. Em outubro de 2013, Carlos Calado ascendeu à presidência em razão da nomeação do reitor João Carlos Gomes da UEPG, para a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

Estiveram presentes na solenidade de posse dos novos dirigentes da Abruem, representantes dos Ministros da Educação, da Ciência e Tecnologia e da Saúde, do presidente da CAPES, de cinco Embaixadas (França, Portugal, Canadá, Itália, Coreia do Sul), do Governador da Bahia e do prefeito de Itabuna/Ba (onde fica o campus da UESC, da qual a nova presidente da ABRUEM é Reitora).