Reitor encerra Seminário do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva

17 de janeiro de 2019 - 12:05

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio, ministrou palestra de encerramento do Seminário Introdutório ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) da Uece, que discorreu sobre os 25 anos de História do Programa.

Em sua fala, o reitor, que foi da comissão de criação, o primeiro coordenador e continua professor, pesquisador e orientador ao longo desse tempo, destacou que, a história do PPSAC, iniciado pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Saúde Pública, acompanha, praticamente, a história da pós-graduação stricto sensu da Uece, pois o referido mestrado foi o quarto curso a ser criado, entre os anos 1992 e 1994, mas o primeiro a ser recomendado pela CAPES.

O Seminário teve como principal objetivo receber os novos alunos dos cursos de Mestrado e de Doutorado em Saúde Coletiva, que aconteceu no período de 8 a 10 de janeiro, no Auditório Paulo Petrola, campus Itaperi.

No primeiro dia do evento, terça feira (8) a turma teve a oportunidade de participar da roda de conversa com o tema “A saúde coletiva na formação de construtores do SUS”, com o vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), professor José Ivo dos Santos Pedrosa.

Na quarta-feira (9), o público participou de mais uma roda de conversa com grupos de orientadores do Programa e conhecendo mais sobre o curso que estão ingressando em momento de diálogo com os coordenadores Antonio Rodrigues Ferreira Júnior e Maria Rocineide Ferreira da Silva.

No último dia do evento, além da palestra do titular da Uece, Jackson Sampaio, sobre os 25 anos de história do PPSAC, o professor Erasmo Ruiz discorreu sobre a Produção de Conhecimento no Campo da Saúde Coletiva.

O encontro foi aberto ao público, contou com as participações de pesquisadores, professores, alunos de cursos de mestrado e doutorado e demais convidados, sendo acompanhado, paralelamente, entre os antigos e novos orientandos com os respectivos orientadores.