Reitor da Uece visita Limoeiro do Norte para articulação de parcerias

29 de outubro de 2021 - 11:09 # # #

Curso de Medicina Veterinária a ser instalado na FAFIDAM foi um dos pontos da pauta

Ocorreu ontem, 28 de outubro, visita do reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares, à cidade de Limoeiro do Norte. Um dos pontos de pauta da visita foi a reunião com o prefeito da cidade, José Maria Lucena, para discutir a instalação de um curso de Medicina Veterinária em Limoeiro do Norte, atendendo à ampliação do mercado agropecuário local, que se expande a cada ano. Foi discutida, também, a possibilidade de doação de terreno por parte da prefeitura para a ampliação do campus da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (campus da Uece na cidade), o que comportaria a instalação do novo curso.

“A atual gestão da Universidade tem muito interesse em interiorizar ainda mais a Uece, a partir de uma nova estratégia, particularmente ampliando a oferta de cursos de bacharelado à juventude interiorana. O diálogo com o prefeito ocorreu no sentido de indicar a necessidade de acordar esse projeto para Limoeiro do Norte e para toda a região jaguaribana com o governador Camilo Santana” afirma o reitor.

FAFIDAM

O reitor ainda visitou o campus da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), que está em obras para manutenção predial preventiva e corretiva. Serão quase R$ 400 mil investidos em reparos no telhado, na pintura, na reforma e na substituição de portas, na remoção de salitre, dentre outros aspectos, com previsão de conclusão em 180 dias.

Para o professor Hidelbrando Soares, “as obras e as manutenções prediais que estão sendo autorizadas pelo governador Camilo Santana para Uece são fundamentais para garantir um retorno das atividades presenciais de forma plena e segura em 2022. Estamos priorizando essas ações para preparar a universidade, em seus diversos campi, para receber, de forma adequada, nossos estudantes e professores, com o caráter afetivo e acolhedor característicos da nossa instituição”, afirma.

Acampamento Zé Maria do Tomé

O reitor esteve também no acampamento Zé Maria do Tomé, a fim de conhecer a experiência agroecológica desenvolvida por 69 famílias em aproximadamente 150 hectares de terra dentro do Perímetro de Irrigação Jaguaribe-Apodi, de responsabilidade do DNOCS. Na ocasião, o reitor também prestou solidariedade às famílias acampadas há aproximadamente 8 anos, que se encontram em situação de ameaça de despejo fruto de um processo de reintegração de posse movido pelo DNOCS em desfavor dos trabalhadores e trabalhadoras que tiram seus sustentos e de suas famílias com a produção agrícola diversificada aos modos da agricultura familiar e agroecológica.

O roteiro da atividade constou de dois momentos: a visita aos quintais produtivos das famílias, onde praticam a agricultura agroecológica; e um encontro com camponeses e camponesas no espaço coletivo do acampamento, onde foram feitas a acolhida aos visitantes com música e poesia e proferidas a falas de apoio e solidariedade.

O reitor destacou a importância da agricultura familiar e agroecológica como sendo o futuro da humanidade por sua dimensão ambiental e socialmente sustentáveis. Tendo visitado os quintais produtivos, o professor Hidelbrando conferiu constatou a diversidade de cultivos e variedades da produção de alimentos que se destinam às mesas dos brasileiros.