Reitor da UECE visita a UPA do Itaperi

22 de abril de 2014 - 13:20 #

Em terreno cedido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) entregou no dia 09 de abril, no Bairro do Itaperi, a terceira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com gestão municipal.

Estavam presentes, o Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, a Secretária de Saúde do Município, Socorro Martins, o Reitor da UECE, Jackson Sampaio, o secretário da Regional IV, Airton Morais, familiares do Dr. Haroldo Juaçaba, gestores do Município, deputados, lideranças comunitárias e demais convidados.

O Reitor da UECE visitou a UPA, momentos antes de sua inauguração, acompanhado do médico Breitner Gomes Chaves (formado pela UECE, na primeira turma do curso de medicina), que é coordenador da UPA Autran Nunes.

O Corpo de enfermeiros da unidade, boa parte é formado pela nossa universidade enfatizou o reitor Jackson Sampaio. Os nossos alunos dos cursos de medicina, nutrição, enfermagem e serviço e social participam desse cenário de prática, por meio de estágio, dentro do projeto pedagógico de cada curso.

Estavam ainda presentes pela UECE na solenidade de inauguração da UPA, os professores, Marcelo Gurgel Carlos da Silva, Eddie Willian Santana, Graça Barbosa e Francisca Montezuma, o pró-reitor de Administração Carlos Heitor Sales e o arquiteto Daniel Pontes.

A UPA Dr. Haroldo Juaçaba é de Porte III, com capacidade para atender até 450 pacientes por dia, contando com 15 leitos de observação, cinco consultórios clínicos (três adultos e dois pediátricos) e um odontológico.

A UPA vai funcionar 24h por dia, atendendo urgências e emergências, durante os sete dias da semana. O paciente que chegar à Unidade passará pelo acolhimento com classificação de risco onde será definida a prioridade do atendimento. O usuário também terá à disposição exames de laboratório, eletrocardiograma e raios-X.

Segundo a gerente da Célula de Atenção às Urgências e Emergências da SMS, Luziete Furtado, “a UPA do Itaperi será capaz de resolver grande parte das urgências e emergências com qualidade e rapidez, como atendimentos de pressão e febre altas, fraturas não expostas, cortes, infartos, dispnéia (falta de ar), derrames, dentre outros, contribuindo, assim, para diminuição das filas nos Hospitais do município”, explica. Além do atendimento às necessidades de atendimento em urgência e emergência da população dos bairros Serrinha, Itaperi, Maraponga e José Walter, a comunidade ueceana que utiliza o campus do Itaperi, por volta de 10 mil pessoas, entre estudantes, professores, servidores técnico-administrativos, fornecedores e visitantes também serão imediatamente beneficiados.