Reitor da UECE viaja ao México para participação em Congresso

10 de outubro de 2014 - 16:59 #

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Prof. Dr. Jackson Sampaio, viaja nesta sexta-feira, 10 de outubro, para a Cidade do México, onde participa do 2º Congresso das Américas de Atenção Psicossocial, Saúde Mental y Trabalho.

Sua principal atividade, atendendo a convite realizado e aceito em 2013, é a participação no 2º Congresso Internacional e 4º Fórum das Américas em Investigação sobre Fatores Psicossociais, Estresse e Saúde Mental no Trabalho. Nesta área o Prof. Jackson Sampaio concentra seu desempenho científico, líder que é do Grupo de Pesquisa “Vida e Trabalho”.

Durante Congresso, Jackson Sampaio vai ministrar a conferência “Salud Mental: um campo de tensiones técnicas, teóricas y políticas”, com duração de uma hora. O grupo de trabalho, que acompanha o reitor nesta viagem, inclui as professoras Gláucia Posso Lima (Diretora do CCS), Cleide Carneiro (Coordenadora do CMP em Ensino na Saúde), Ana Patrícia Pereira Morais (Coordenadora do CMP em Saúde da Família), José Maria Ximenes Guimarães e Annatália Gomes (professores do CMP em Ensino na Saúde), Arminda Guimarães (representante do Instituto Vandick Ponte), Taís Bleicher e Mariana Farias (alunas do Doutorado em Saúde Coletiva e orientandas do professor Jackson) e Laudicéia Noronha Xavier (aluna do CMP em Ensino na Saúde e orientanda da professora Annatália Gomes).

O grupo da UECE, na ocasião, lançará o livro “Sofrimento Psíquico e a Cultura Contemporânea: perspectivas teórico-clínicas”, organizado pelos professores Jackson Sampaio, Marluce Alves de Oliveira, Arminda Guimarães Rodrigues e Cleide Carneiro, e apresentarão oito trabalhos científicos, de professores doutores e alunos de doutorado da UECE.

Paralelamente ao Congresso, o Reitor Jackson Sampaio reunir-se-á com o reitor, Prof. Dr. Enrique Fernández Fassnacht da Universidad Autônoma Metropolitana-UAM, visando operacionalizar convênio já firmado para que UECE e UAM estreitem cooperação científica, em ensino, pesquisa e extensão, com destaque para parcerias envolvendo projetos que possam ser financiados pelo Programa Universia do Banco Santander.

Por fim, no último dia do encontro (17/10), a equipe cearense participa da cerimônia de encerramento, discutindo os detalhes de como vai ser a 3ª Edição do Congresso, que acontece em Fortaleza, em outubro de 2016. A proposta da UECE para sediar o encontro internacional foi aceita por unanimidade pelos organizadores desde a edição de 2012, em Bogotá, Colômbia.

O Reitor reassumirá suas atividades no dia 20 de outubro. Neste intervalo, o vice-reitor, professor Hidelbrando dos Santos Soares, assume a reitoria.

Suas passagens e hospedagem estão sendo assumidas pelos organizadores do Congresso. As diárias configuram ajuda de custo, como contrapartida da FUNECE.