Reitor da Uece viaja a Israel em missão do Governo Estadual

20 de abril de 2017 - 16:32 #

Há pelo menos uma década o Governo do Estado do Ceará mantém com o Estado de Israel uma parceria técnica visando conhecer, dominar e utilizar tecnologias de captação, uso competente e reuso de água, além de dessanilização de água do mar e avanços na implantação de start ups de TIC, tendo como fim a construção de uma política baseada em conhecimento científico capaz de respaldar a convivência com o semiárido nordestino. O Estado de Israel desenvolve estas e outras tecnologias, tendo o Ceará já recebido missões de pesquisadores de lá, com destaque para as equipes da Universidade Ben Gurion.

Desde o final do semestre passado, vem sendo maturada uma missão do Ceará a Israel, envolvendo o Banco do Nordeste-BNB, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará-ALECE e o Governo Estadual que, por sua vez, convidou várias universidades públicas cearenses, como UFC, IFCe e as três universidades estaduais (UECE, UVA e URCA). A missão, no conjunto das ações e entre a ida de um grupo de contato mais avançado e o retorno de outro grupo, será desenvolvida entre 21 e 30 de abril corrente.

Como reitor da UECE e Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses-CRUC, o professor Jackson Sampaio partirá na manhã do dia 23 a 28 de abril em curso, para participar de seminários na Universidade Ben Gurion e de visitas técnicas a instituições privadas e públicas, nas cidades de Jerusalém, Beersheva (Deserto de Negev) e Tel Aviv. Devido a compromissos anteriores, não poderá seguir o roteiro completo da missão, atendo-se aos encontros em Jerusalém, Tel Aviv e Beersheva.

Cada equipe participante da missão terá suas despesas assumidas pelas respectivas instituições, exceto os reitores das universidades estaduais, a quem o Governo Estadual providenciou adicional de custeio, em rubrica específica, no limite financeiro de cada universidade.

Destaque-se a importância de missão desta natureza pelo permanente embate que o Ceará mantém com as estiagens, cada vez mais prolongadas. Por outro lado, destaque-se a importância dos dispositivos sociais e das táticas de convivência com as secas que estão sendo dominadas, deste modo impedindo que as consequências assumam os contornos dramáticos das legiões de flagelados com as quais conviveu-se no passado.

O convite especialmente destinado às três universidades públicas estaduais demonstra, por um lado, o quanto estas instituições incorporaram competência acadêmica e, por outro lado, o reconhecimento que emerge, no Governo Estadual, da posição estratégica que UECE, UVA e URCA cada vez mais adquirem como fontes de soluções e dispositivos capazes de acionar novos patamares de desenvolvimento para a sociedade cearense.

Veja a programação.