Reitor da Uece se reúne com o titular da Secitece

7 de abril de 2017 - 20:07 #

Para debater sobre a instalação de Polos de Educação à Distância (EaD) e demanda dos cursos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), o reitor da Universidade do Ceará (UECE), professor Jackson Sampaio, recebeu para reunião o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, no final da manhã, da última quinta-feira, 06 de abril, na Reitoria, Campus Itaperi.

Segundo o titular da Uece, Jackson Sampaio, as ofertas de EaD, por meio da UAB, para o ano de 2018,  não serão mais propostas individualmente pelas instituições, Uece, UFC, IFCe e Unilab, e sim coletivamente, com a mediação da Secitece. Essa nova lógica significa um avanço, pois o território do Estado poderá ser melhor coberto e a oferta de mesmos cursos, por instituições diferentes, na mesma cidade/região, poderá ser evitada. A Uece tem um mapa de presença no Ceará, um mapa dos polos existentes, sem presença da Uece e um mapa de municípios que solicitam o apadrinhamento da Uece para as solicitações junto à CAPES/MEC.

alt

O secretário Inácio Arruda solicitou detalhamento das informações sobre o andamento da oferta PRONATEC, pela UECE, no eixo dos cursos, no qual temos dois aprovados (Técnico de Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho), ainda não financiados, portanto não ofertados; no eixo das disciplinas concomitantes de ensino médio, atualmente denominado de Medioteco, estamos nos preparando para oferecer 1.510 vagas; e, no eixo de formação inicial e continuada (FIC), ofertamos 2.400 vagas em 2016, com conclusão em 2017. No momento, tramita proposta de Lei que atualize critérios e procedimentos da relação da UECE com o PRONATEC.

Ao final, o secretário Inácio Arruda informou negociação ainda embrionária do Governo do Ceará com o Banco Inter-Americano de Desenvolvimento (BID), visando captar recursos para obras e equipamentos necessários ao desenvolvimento do Estado do Ceará, incluindo apoio ao ensino, à extensão, à pesquisa e à inovação tecnológica, praticados pelas universidades estaduais cearenses.

O reitor Jackson Sampaio aproveitou a oportunidade para apresentar os cinco eixos transversais de prioridades para a UECE, na perspectiva do quadriênio 2016/20. Com certeza, a articulação desenvolvida pelo secretário Inácio Arruda, se bem sucedida, resultará em considerável avanço para nosso parque de graduações, de pós-graduações, de extensão, de pesquisa e de inovação tecnológica.

Os eixos prioritários transversais:
1- Segurança documental, patrimonial e de pessoas.
2- Acessibilidade.
3- Rede laboratorial para o ensino de Graduação.
4- Infraestrutura de Pós-graduação e Pesquisa.
5- Assistência estudantil

Além do reitor, Jackson Sampaio, e do secretário, Inácio Arruda, participaram também da reunião, o vice-reitor, Hidelbrando Soares; o pró-reitor de Planejamento, Fernando Santos; a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Nukacia Araújo; o pró-reitor de Administração, Carlos Heitor Lima; o pró-reitor de Políticas Estudantis, Emerson Mariano da Silva; a Chefe de Gabinete, Fátima Leitão; e o coordenador da Secretaria de Apoio as Tecnologias Educacionais (Sate), Fábio Castelo Branco.