Reitor da UECE se reúne com lideranças políticas de Iguatu

31 de janeiro de 2017 - 13:11 #

Visando articulação para realização do II Fórum de Educação Superior de Iguatu e Região, o reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jackson Sampaio, acompanhado do diretor da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), Gladeston da Costa Leite, e o pró-reitor de Extensão da UECE, Fernando Roberto Ferreira Silva, receberam na manhã, do dia 20 de janeiro, a visita de prefeitos e representantes de cidades da região Centro-Sul do Ceará.

O II Fórum será realizado ainda nesse primeiro semestre de 2017, sob a coordenação do diretor da FECLI/UECE, professor Gladeston Leite. O encontro envolverá os municípios circunvizinhos e debaterá as ações necessárias ao desenvolvimento e à expansão do Ensino Superior da região do município de Iguatu.

Os gestores municipais compareceram ao Campus Multi-institucional Humberto Teixeira, em Iguatu, atendendo ao convite do Reitor da UECE e do Diretor da FECLI, cujo propósito era de promover maior articulação entre a universidade e os governos municipais.

Participaram do encontro, o Vice-Prefeito de Iguatù, Marcos Sobreira, a Secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Iguatu, Cida Albuquerque; a Prefeita de Quixelô, Fátima Gomes, a Chefe de Gabinete de Quixelô, Natália Gomes; o Prefeito de Cariús, José Fernandes Ferreira (Iran), e a Secretária de Educação de Cariús, Maria do Carmo Otoni Lucas; e o Vice-Prefeito de Cedro, João Batista Diniz.

Estavam ainda presentes na reunião o presidente do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE (IEPRO), Luiz Carlos Mendes Dodt, o diretor geral da URCA/Iguatu, José Ivo Ferreira, além de vários professores dos cursos da FECLI.

No início da reunião, o diretor da FECLI, Gladeston Leite, fez uma explanação sobre o histórico da Faculdade e da relevante contribuição que UECE tem dado à região Centro-Sul, ao longo de mais de três décadas. Em seguida, o Prof. Jackson Sampaio apresentou informações sobre as perspectivas da UECE para os próximos anos e da importância da instituição, e das parcerias da universidade com as prefeituras municipais.

O Jackson Sampaio também mencionou a necessidade de aprimoramento da articulação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) presentes em Iguatu, no intuito de se evitar a sobreposição de ações. Nesse contexto, apresentou a proposta de realização do II Fórum de Educação Superior de Iguatu e Região, evento em que devem ser discutidos aspectos relacionados à atuação das IES na região, bem como articulados acordos de colaboração. A primeira edição do evento aconteceu no ano de 2013.

O Presidente do IEPRO, Luiz Carlos Mendes Dodt, fez uma apresentação sobre os campos de atuação do IEPRO e as possibilidades de parcerias institucionais com as administrações municipais.

O Diretor Geral da URCA-Iguatu, Prof. José Ivo Ferreira, relatou a experiência do convívio entre a URCA-Iguatu e a UECE/FECLI no Campus Multi-institucional e as perspectivas de desenvolvimento de ações consorciadas das duas universidades estaduais na região.

Ao final do encontro, os gestores municipais agradeceram o convite para participação no encontro, sinalizaram interesse em estreitar os laços com a Universidade e se dispuseram a colaborar com a organização do II Fórum de Educação Superior de Iguatu e Região.

No período da tarde, o Prof. Jackson se reuniu com professores, servidores e estudantes da FECLI, para realizar um diálogo acerca do contexto e das perspectivas da UECE, bem como para debater as demandas da comunidade acadêmica no tocante às situações específicas da FECLI.