Reitor da Uece reúne-se com prefeitos da região de Crateús

25 de janeiro de 2017 - 12:25

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Jackson Sampaio, reuniu-se na última quarta-feira (18), com prefeitos dos Sertões de Crateús, no Gabinete da Prefeitura da cidade,  visando articular a realização do II Fórum de Educação do Ensino Superior de Crateús e Região.

alt

O evento será realizado ainda nesse primeiro semestre, sob a coordenação da diretora da Faculdade de Educação de Crateús (Faec/Uece), professora Socorro França.  O Fórum envolverá os municípios circunvizinhos e tratará das questões necessárias ao fortalecimento e à expansão do Ensino Superior na Região dos Sertões do município.

alt

Crateús, a 360 km de Fortaleza, possui atualmente três campi de Instituições de Ensino Superior (IES) públicos: da Uece, do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE) e da Universidade Federal do Ceará (UFC). No setor privado, há a Faculdade Princesa do Oeste (FPO).

Na ocasião, o reitor destacou a importância do município de Crateús ter-se constituído como polo de Ensino Superior da Região e apresentou breve histórico da Uece, da interiorização do ensino e do papel essencial da Instituição na formação de professores para a educação básica. Contemplou os programas de formação continuada em nível de especializações, mestrado e doutorado e falou sobre o Polo de Educação à Distância, parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), que iniciará suas atividades em breve na Faec, com os cursos de graduação em Geografia e de especialização em Tecnologias da Educação.

alt

Jackson Sampaio apresentou também os projetos que são desenvolvidos nas escolas públicas, a exemplo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) e das ações de extensão. Houve explicações sobre a viabilização de cursos de especialização, de acordo com a necessidade e interesses de cada lugar. Além disso, foram elencados vários projetos de pesquisa, extensão, concurso e consultoria técnica que a Uece pode oferecer aos municípios.

Lembrou que o atual governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, firmou compromisso de construir o novo campus da Uece, como uma das prioridades de seu Governo para a Região, que será instalado na saída de Crateús para Novo Oriente, em terreno de 20 hectares doado pelo empresário crateuense, Fernando Cardoso Linhares. O reitor propôs aos prefeitos da região dos Sertões de Crateús que se articulem e, em reunião com o Governador, enfatizem a importância da plena realização do compromisso.

Na reunião, os representantes das IES falaram da estrutura de suas instituições e das atividades de ensino, pesquisa e extensão que desenvolvem em seus respectivos campi. Destacaram os desafios mais imediatos e comuns relacionados ao ensino superior, a exemplo do transporte coletivo, que ainda não existe na cidade de Crateús, e do transporte intermunicipal, que precisa ser garantido pelos prefeitos de outros municípios para os estudantes.

alt

Os prefeitos Valdir Coutinho, de Independência, e Pedro Calisto, de Tamboril, presentes ao momento, comprometeram-se em assegurar o transporte dos estudantes. Os representantes dos prefeitos de Nova Russas e de Novo Oriente também firmaram esse compromisso. A diretora da UFC, professora Maria Elias, pediu ajuda ao prefeito de Crateús, Marcelo Machado, para viabilizar o funcionamento do campus da UFC, com iluminação pública e calçamento das ruas que dão acesso ao campus.

alt

Estiveram também presentes a diretora da Faec, Socorro França; a vice-diretora, Liezelotte Rezende; o diretor presidente do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Uece (Iepro), Luís Carlos Dodt; a diretora da Faculdade Princesa do Oeste e da Escola Sonia Burgos, Maria da Piedade Burgos de Macedo; a assistente social do IFCE, Campus Crateús, Bárbara Diniz; a coordenadora do Polo UAB Crateús, Cléia Rocha; os representantes dos municípios de Novo Oriente e Nova Russas e demais integrantes de assessorias e secretarias dos municípios presentes.