Reitor da UECE recebe vice-prefeito de Fortaleza para fortalecimento de parcerias

9 de junho de 2021 - 16:43 # #

O reitor da Universidade Estadual do Ceará, professor Hidelbrando Soares, recebeu, na manhã de hoje, 9 de junho, na Reitoria da instituição, o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista. A reunião teve o intuito de estreitar o relacionamento e formar parcerias futuras entre a Universidade e o Instituto de Planejamento de Fortaleza, Iplanfor, uma vez que Élcio Batista também é superintendente do Instituto.

Élcio Batista apresentou as diretorias do Instituto a fim de que o reitor, o pró-reitor de planejamento, professor Paolo Giuseppe, e o professor Paulo César Batista, também presentes na reunião, conhecessem a estrutura organizacional do Iplanfor e, a partir disso, pudessem ser pensadas ações conjuntas para atuação com foco em redes de conhecimento, formação, capital humano, economia e planejamento da cidade com base em sistemas integrados.

O reitor da UECE, professor Hidelbrando, destacou o fortalecimento da Universidade nos últimos anos, em ensino, pesquisa e extensão, tornando-se uma instituição de excelência, como fruto do trabalho de professores, pesquisadores, servidores e estudantes. Hoje, a Universidade conta com 45 programas de pós-graduação stricto sensu e mais de 300 cursos de pós-graduação lato sensu catalogados, além de ser a seara de várias pesquisas desenvolvidas com vistas ao desenvolvimento da sociedade e do bem-estar da população. Dentre essas pesquisas, podemos citar aquelas com forte impacto durante a pandemia do novo coronavírus: o desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19, de medicamentos contra a mesma doença a partir de nanocorpos de lhamas, além do ventilador mecânico de baixo custo, denominado Abanar.

Sobre o Iplanfor

O Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) é uma autarquia municipal com o propósito de atuar na geração do conhecimento, realizando e difundindo estudos e pesquisas sobre Fortaleza e sua Região Metropolitana, de compor diagnósticos, de sistematizar e de divulgar informações sociais, econômicas, estatísticas, geográficas, cartográficas, infraestruturais para apoiar o planejamento integrado do município, em que se inclui a integração com os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza.

O Instituto atua também no monitoramento e na avaliação de políticas públicas, no monitoramento da execução e na avaliação de resultados de planos, programas, serviços prestados à comunidade e de projetos realizados pelo Executivo Municipal, bem como das políticas públicas estabelecidas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida urbana, da prestação de serviço público, visando à efetividade das ações do município de Fortaleza.

Há também a articulação do planejamento estratégico e participativo, promovendo a integração de diversos planos setoriais, programas e projetos estratégicos propostos pelos diversos órgãos e pelas entidades do Executivo Municipal e o devido alinhamento aos objetivos estratégicos e das políticas públicas de desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental para a cidade de Fortaleza.

Por fim, trabalha com o fomento a iniciativas inovadoras que exijam o envolvimento de múltiplos setores em seu trato e que promovam a melhoria da governança municipal e a ampliação da efetividade das políticas públicas.