Reitor da Uece recebe ex-diretor do MA que trabalhou por uma doação e fez um pedido

29 de setembro de 2011 - 18:43 #

O Campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece) pode abrigar o Museu da Veterinária do Ceará. Nesse sentido, a Direção da Faculdade de Veterinária (FAVET) da Uece recebeu nesta quinta-feira (29/09), a visita dos médicos veterinários Carlos Autran de Freitas, membro da Academia Cearense de Veterinária, e  José Freire Faria, ex-diretor do Ministério da Agricultura e membro da Academia Brasileira de Veterinária. Na ocasião, entregaram oficio solicitando a instalação do Museu da Veterinária do Ceará no Campus do Itaperí.

O Dr. José Freire Faria, em 1967, era Diretor do Departamento de Produção Animal do Ministério da Agricultura e, atendendo pedido do Prof. Sylvio Barbosa Cardoso, autorizou a cessão do Posto de Criação do Itaperí (hoje Campus do Itaperi dessa Universidade), para que abrigasse a Faculdade de Veterinária do Ceará.

Acompanhado do Diretor da FAVET, Prof. Célio Pires Garcia, os dois veterinários, conheceram os setores produtivos, as unidades hospitalares, o hospital veterinário e a fazenda Guaiúba.

Após percorrer diferentes setores da Uece, os visitantes foram recebidos pelo Reitor da Uece, Prof. Francisco de Assis Moura Araripe, que ressaltou a importância da cessão da Fazenda do Itaperi, para a Faculdade de Veterinária e hoje abrigando a estrutura da UECE que a cada dia se destaca no ensino superior do país.

Os acadêmicos Dr. Carlos Autran e Dr. José Freire Faria, manifestaram ao Magnífico Reitor o anseio das Academias Cearense e Brasileira de verem o museu da medicina veterinária no campus do Itaperí. O Reitor Assis Araripe deu total apoio à solicitação e quer a oficialização do pedido para que possa ser avaliada a melhor forma de atendimento ao pleito.

Fonte: Diretor da FAVET, Prof. Célio Garcia: 3101-9831