Reitor da UECE recebe em audiência a Diretoria do SINDESP

7 de agosto de 2012 - 14:11 #

O Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE) Prof. Jackson Sampaio, recebeu no Gabinete da Reitoria, em recente audiência, a Diretoria do Sindicato dos Docentes do Ensino Superior Público do Estado do Ceará – SINDESP.  O presidente do Sindicato, Luiz Boaventura de Souza, estava acompanhado do vice-presidente, Marcos Antonio Melo de Leopoldino, da procuradora jurídica, Eroneide Alexandre Maia, e de José Leopoldino da Silva Neto, do Conselho Fiscal do SINDESP.

No primeiro momento da reunião, foram tratados os seguintes assuntos: beneficio de insalubridade/periculosidade; afastamento para pós-graduação e pós-doutorado; mudança de regime de trabalho; implantação da gratificação de dedicação exclusiva; repercussão financeira da promoção de professor assistente para adjunto; repercussão financeira da seleção de professor substituto.

Ainda foram conversados os pontos de contratação de professores efetivos e reestruturação de cargos, por classe docente, para ampliar a classe Adjunto.

Negociação de Concurso

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior-SECITECE, autorizou a imediata realização de concurso para professor efetivo da UECE, em número correspondente às perdas por exoneração e falecimento, ocorridas entre janeiro de 2007 e maio de 2012. Chegamos ao número de 76 vagas, que consideramos emergenciais, e definimos uma distribuição equitativa entre Centros e Faculdades, independente de origem e de setor de estudo da perda: três vagas para CED, FAVET, FACEDI, FAEC, CECITEC e FECLI; sete vagas para FECLESC e FAFIDAM; e 11 vagas para CCT, CCS, CESA e CH. Os Diretores definiram a distribuição destas vagas emergenciais por colegiado de curso, por categoria e por regime.

O Reitor da UECE, Jackson Sampaio, colocou-se à disposição para ser um mediador, entre o SINDESP e a Procuradoria Geral do Estado – PGE, no que diz respeito à implantação do piso salarial docente. A UECE deseja colaborar para a solução do problema, visando atender os professores, respeitar o ordenamento legal do Estado e proteger os recursos próprios da instituição contra a possibilidade de novos bloqueios. A presidência do SINDESP comprometeu-se a levar a proposta aos seus associados.