Reitor da Uece recebe a 1ª Turma dos estudantes do curso de Terapia Ocupacional

21 de janeiro de 2020 - 14:35

Estudantes da primeira turma do curso de Terapia Ocupacional (TO) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) foram recebidos pelo reitor, Jackson Sampaio, no último (10/01), na Sala dos Órgãos de Deliberação Coletiva (SODC), campus Itaperi.

A aprovação do Projeto Pedagógico, no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), a criação do Curso, pelo Conselho Universitário (CONSU) e a autorização da 1ª oferta no Vestibular aconteceram no mesmo ano de autorização para implantação do curso, durante pronunciamento do governador Camilo Santana em sua live do Facebook, no dia 12 de Junho de 2018. A turma iniciou no semestre de 2019.1 com 40 alunos matriculados, preenchendo o total das vagas oferecidas, após processo seletivo com concorrência de 6,89 por vaga.

Para o reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, que muito incentiva a prática do profissional da Terapia Ocupacional, para a universidade é sua missão oferecer educação superior para o Ceará e, no caso específico dessa profissão, a instituição completa a formação da equipe básica de saúde para todas as políticas públicas de saúde do país, com destaque para as Políticas de Saúde Mental, de Saúde da Criança e do Adolescente, de Saúde do Trabalhador e de Saúde do Idoso.

Ele chama atenção para a grande importância desta abertura. “O número de cursos de TO no Nordeste está diminuindo. Há dez anos eram nove cursos, um por estado da região, dos quais apenas um era público, na Universidade Federal de Pernambuco, e hoje haviam ficado apenas cinco cursos, seis com o da UECE, agora. Ao longo de dez anos foram suspensos cinco cursos privados e criados dois cursos públicos. Desta maneira a UECE cumpre sua responsabilidade, oferecendo formação pública para profissão de fundamental papel público”, conclui o reitor.

O início da turma foi no semestre letivo de 2019.1, no mês de junho.

A mesa dos trabalhos presidida pelo titular da Uece, Jackson Sampaio, contou com a participação da diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professora Glaucia Posso Lima, da coordenadora do curso de Terapia Ocupacional, professora Cleide Carneiro, da vice-coordenadora, professora Lucila Landim, e do professor Augusto Reinaldo Guimarães.

O titular da Uece, Jackson Sampaio, destacou “vocês são pioneiros, pois vão participar do processo de construção do curso, implantando semestre a semestre, por cinco anos, deixando o legado da implantação para as turmas seguintes”. “Visualizem o fluxo: vocês são abre alas, são bandeirantes, e a entrada no Curso dependeu do mérito individual de cada um de fazer o vestibular e passar, mas dependeu de uma grande articulação política que levou 10 anos para se efetivar, envolvendo o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO), a Associação Cearense de Terapia Ocupacional (ACTO), deputados estaduais, deputados federais, a gestão da universidade e o Governo do Estado”. “Visualizem outro fluxo: sem bons gestores públicos tomando decisões estratégicas não estaríamos hoje, aqui, celebrando esta conquista”.

Em sua fala, a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Glaucia Posso Lima enfatizou “o trabalho de acolhida de todos e por todos, pois todos os cursos do CCS estavam esperando por vocês, pois, além da importância nas políticas públicas e da luta de vocês, os alunos dos demais cursos esperavam e acolheram”. “Esse é um grande diferencial do campo da saúde e da UECE, essa integração entre cursos, saberes e profissões”. “A sustentabilidade da integralidade constitui o maior desafio do Sistema Único de Saúde do Brasil”.

Por fim, iniciou-se uma roda conversa, liderada pela Coordenadora Cleide Carneiro, na qual todos os presentes tiveram a oportunidade de expressar seus motivos de escolha do curso e da UECE, além testemunhar as conquistas do 1º semestre letivo transcorrido. De acordo com a estudante Jardiele Silva Sousa, “tivemos uma experiência fantástica com a Feira das Profissões, na 24º Semana Universitária da UECE, e foi muito gratificante percebemos o que já sabemos, para poder apresentar a profissão aos estudantes de ensino médio, pois está sendo muito gratificante cursar TO na UECE”. “Com o que sabemos da profissão, da UECE e das lutas para criar o curso precisamos ser exemplo para as demais turmas.”