Reitor da Uece quer levar curso de Veterinária à Fatec Sertão Central em Quixeramobim

1 de abril de 2011 - 18:58 #

“Há uma possibilidade muito grande de o curso de Veterinária vir para Quixeramobim”, disse o reitor da Uece, Assis Araripe, quarta-feira, no Ginásio Professor José Artur Costa, no Município de Quixeramobim.  Na ocasião, foi apresentado o resultado da pesquisa em que estudantes de ensino médio indicaram suas preferências para cursos da Universidade Estadual nas instalações da Fatec Sertão Central, do Instituto Centec. Com 23%, Veterinária (119 votos) e Psicologia (118 votos) lideraram as preferências; Enfermagem obteve 20%, Administração 12% e Nutrição 10%.

O reitor Araripe declarou ter pressa de trazer no primeiro momento o curso de Veterinária, como uma extensão do curso da Uece em Fortaleza. “Há uma necessidade urgente”, afirmou, ao pedir o apoio da sociedade organizada da região numa parceria público-privada. Pesquisa da prefeitura indicou que os 15 municípios da área de influência de Quixeramobim têm uma população de 438.804 habitantes (IBGE, 2010). No censo animal, Quixeramobim possui o maior rebanho entre os 12 municípios do entorno com 85.849 bovinos, 39.400 ovinos e 7.450 caprinos.

O presidente do Sindicato patronal Rural, José Mauro Ricarte, assegurou que podem contar com o investimento dos produtores no processo de implantação do curso de Veterinária da Uece na Fatec Sertão Central. “A pecuária precisa alavancar cada vez mais o conhecimento na produção de leite e no uso de material genético de qualidade”, disse ele. O ex-deputado Cirilo Pimenta, conforme o prefeito de Quixeramobim, Edmilson Júnior, propôs a fixação de um percentual do litro de leite comercializado para um fundo de apoio ao curso de Veterinária da Uece na Fatec.

Edmilson Júnior observou que o curso de Veterinária será a porta de entrada para trazer outros cursos da Uece para Quixeramobim. Para ele, a colaboração anunciada por José Mauro Ricarte é importante para viabilizar a ação institucional de responsabilidade do ente privado em apoio ao ensino e à pesquisa. Em Quixeramobim, 6.910 alunos concluem o ensino médio no universo de 23.031 no grau, mas apenas 15% do total consegue ingressar no ensino universitário, que oferta no município 1.060 vagas por ano.

A presidente do Instituto Centec, Geórgia Aguiar, informou que a instituição, por ser uma organização social, pode ser usada para acelerar o processo para contratar professores, comprar equipamentos e licitar obras. Segundo ela, o Cetec tem interesse em potencializar a Fatec Sertão Central com cursos no turno da noite, e também na oferta de cursos de pós-graduação na unidade. Visita às instalações

Após visita às instalações do curso de Agronegócio da Fatec Sertão Central, o diretor da Faculdade de Veterinária da Uece, Célio Pires Garcia, assinalou que a estrutura é muito boa, foi projetada para o futuro e, com pequenos ajustes, pode atender ao curso de Veterinária. Segundo ele, a estrutura de produção e de apoio à produção está perfeita. Vai ser preciso fazer a parte clínica, de patologia, análise clínica, de doenças infecciosas e aumentar a estrutura de reprodução. Já existe o núcleo de criação de animais – bovino, ovino, caprino e suíno. “Desconheço por igual”, observou com relação ao laboratório de apicultura. O curso terá 30 a 40 alunos por semestre, que utilizarão o Hospital Veterinário da Uece em Fortaleza.

O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, disse ter participado de uma reunião em Brasília, no Ministério de Desenvolvimento Agrário, com as empresas do sistema de Extensão Rural, para discutir mecanismos de combate à pobreza. “Todos chegaram à conclusão de que o caminho mais rápido é a educação”, afirmou, ao lembrar que o governo do Ceará vai reativar as Escolas Agrícolas que haviam sido fechadas. Ele ofereceu a Fazenda Normal, com 150 hectares, em Quixeramobim, para servir de laboratório e centro de experimentação da Fatec e Uece.

Flamínio Araripe – Assessor de Imprensa do Centec