Reitor da Uece presente no 65º Fórum da Abruem São Luis

29 de outubro de 2019 - 10:00

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio, participou do 65º Fórum Nacional de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), que ocorreu em São Luiz do Maranhão, no Hotel Luzeiros. Com o tema “Universidade Pública, Desenvolvimento e Soberania: desafios do presente e caminhos para o futuro”.

O evento foi promovido pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), pela Universidade Estadual do Sul do Maranhão (Uema Sul) e pela ABRUEM, tendo ocorrido no período de 23 a 26 de outubro.

A solenidade de abertura do evento ocorreu às 20h do dia 23 de outubro, com a presença do governador Flávio Dino, que ministrou a palestra “Educação Pública, Desenvolvimento e Soberania”. Ainda participaram da cerimônia diversas autoridades da UEMA, do Estado e representantes de entidades educacionais e de fomento brasileiras, além da presença de 37 das 46 universidades integrantes da ABRUEM.

O titular da Uece, Jackson Sampaio, participou, na tarde do dia (24), como coordenador e mediador de mesa redonda intitulada “Elaboração do Mapa Brasileiro de Atenção a Saúde pelas Instituições Estaduais e Municipais de Educação Superior”. A apresentação ficou a cargo da Câmara de Saúde da ABRUEM, presidida pelo reitor da UNIOESTE, Paulo Sérgio Wolff.

Durante o fórum, reitores, vice-reitores, pró-reitores e representantes de universidades de várias regiões do Brasil discutiram temas importantes para a Educação Superior no país, sobretudo no momento atual de mudança radical nas orientações da política federal e os substantivos cortes de bolsas, editais de investimento e programas de apoio à graduação, à pós-graduação, à pesquisa e à permanência qualificada de estudantes de menor renda. As apresentações, sucessivamente, ficaram a cargo das Câmaras de Graduação, de Pós-graduação, de Educação a Distância e Mobilidade, de Extensão. Destacaram-se o mapa da distribuição estadual e microrregional dos campi das instituições, da oferta de cursos de graduação, da oferta de cursos de pós-graduação, dos maiores riscos de recuos de ofertas derivados dos cortes, dos impactos da política de mobilidade da ABRUEM, da proposta de mobilidade entre os cursos EaD, dos sistemas eletrônicos que cada universidade pode disponibilizar para as outras, dos recuos na política de internacionalização derivados dos cortes e os impactos da nova portaria da CAPES que cria os mestrados EaD.

Atuando diretamente em 23 estados do Brasil, pois apenas Acre, Rondônia, Sergipe e Distrito Federal não têm universidades estaduais ou municipais, por meio de suas 46 instituições associadas, 39 estaduais e sete municipais, a ABRUEM busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda da educação superior, sempre almejando o desenvolvimento regional e a harmonia entre ensino, pesquisa, extensão, inclusão social, inovação tecnológica e internacionalização.

Com essa abrangência, a ABRUEM atende mais de 350 mil alunos, representando 45% da matrícula na educação superior pública brasileira, em todos os níveis do ensino superior, em todas as modalidades e em todas as áreas do conhecimento. Todas estas instituições apresentam a mesmas características fundamentais: pioneiras na interiorização e dominantes na formação de professores para a Educação Básica.

Como grata notícia para o Ceará, foi aprovada por unanimidade a indicação da Universidade Estadual Regional do Cariri-URCA para recepcionar o 66º Fórum de Reitores da ABRUEM, a ocorrer na cidade do Crato, em maio de 2020, com apoio da Uece, da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA e da Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Educação Superior-Secitece.

Neste período de afastamento do titular da Uece, Jackson Sampaio, o vice-reitor, Hidelbrando Soares,assumiu a direção da Universidade.