Reitor da Uece participou de comissão que recebeu embaixador da França no Brasil

26 de fevereiro de 2016 - 20:04 #

Em pauta, a possibilidade de novas parcerias entre o Ceará e a França, no turismo, ciência e tecnologia, educação superior e energias renováveis.

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Jackson Sampaio, fez parte da comissão que recebeu o embaixador da França no Brasil, Laurient Bili, na manhã da última terça, 23 de fevereiro, no Palácio da Abolição. A comissão era liderada pelo governador Camilo Santana.

Durante o encontro foi debatido a possibilidade de novas parcerias entre o Ceará e a França em diversas áreas, como turismo, ciência e tecnologia, educação superior e energias renováveis. O governador apresentou, ainda, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que abrigará, entre outras empresas, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).

alt

“Temos boas possibilidades de parcerias com os franceses. Esse intercâmbio com outros países é sempre importante para o crescimento do nosso estado”, citou o governador Camilo Santana. Os secretários André Facó (Infraestrutura), Élcio Batista (Chefia de Gabinete) e Nicolle Barbosa (Desenvolvimento Econômico), Gilvan Paiva (secretário executivo da Secitece) também participaram do encontro.

Na ocasião, o reitor Jackson Sampaio, teve a oportunidade de apresentar as várias parcerias já existentes entre a Uece e as universidades francesas, entre elas: Sorbonne, Lille III, Nice, Briançon, Lyon, Nantes, Clermont-Ferrand, Tours. A título de exemplo citou as áreas de Geografia, Turismo, Veterinária, Música, Medicina, Fisiologia, Letras/Língua francesa. Jackson Sampaio, lembrou ainda, o crescimento do intercâmbio estudantil pelo Programa Ciências  sem Fronteira e a oferta de cursos de verão para formação na língua francesa, com a Universidade de Lyon.

Na comitiva francesa, estiveram presentes na reunião o cônsul-geral da França em Recife, Bruno Bisson; a cônsul honorária em Fortaleza, Fernanda Jensen; o diretor da Agência Francesa de Desenvolvimento no Brasil, Laurient Duriez; e a conselheira de Desenvolvimento Sustentável do Consulado Geral da Françaem São Paulo, Françoise Meteyer-Zeldine.

Com informações e imagem da Assessoria de Imprensa do Palácio do Governo