Reitor da UECE participa de Seminário em Brasília e da entrega das bolsas do Programa CsF

17 de agosto de 2011 - 20:03 #

O Reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Assis Araripe, e a Pró-Reitora de Extensão, professora Celina Ellery, participaram nesta terça-feira (16/08), em Brasília, no auditório Nereu Ramos (anexo II da Câmara dos Deputados), do seminário “A Extensão Tecnológica no Brasil”. Ainda em Brasília, o Reitor Assis Araripe esteve no Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), para a solenidade de entrega das primeiras duas mil bolsas de estudos na modalidade sandwich para graduação no exterior do Programa Ciências sem Fronteiras (CsF), pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluizio Mercadante, e pelo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva.

Com a iniciativa do Conselho de Altos Estudos da Câmara Federal, o seminário “A Extensão Tecnológica no Brasil” contou com a articulação do deputado Ariosto Holanda (PSB-CE) e com a presença de Reitores de diferentes universidades brasileiras e de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFS). Durante o evento, foram discutidas importantes questões sobre os avanços tecnológicos no país. A programação contou com dois painéis sobre os seguintes temas: “Assistência Tecnológica às Micro e Pequenas Empresas” e “Capacitação Tecnológica da População”.

Na solenidade de entrega das primeiras duas mil bolsas de estudos, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o deputado Ariosto Holanda apresentou o Reitor Assis Araripe ao Ministro Aluizio Mercadante, com quem conversou durante alguns minutos, trocando algumas informações sobre o Programa Ciências sem Fronteiras.

De acordo com o programa CsF, a primeira cota das duas mil bolsas de estudos, destina-se às mais de 250 universidades e institutos federais de educação tecnológica que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). O valor das bolsas é de US$ 870 (mais benefícios) para as universidades nos Estados Unidos e de 870 euros (mais benefícios) para as instituições na Europa.