Parcerias da UECE com a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais

1 de julho de 2013 - 20:55 #

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) realizou no dia (24), o primeiro encontro da série “Encontros ESP-MG 2013 – Supervisão Clínica e Institucional em Saúde Mental” com o tema “Supervisão em saúde mental: conceito, história, assistência”. Os palestrantes foram Jackson Sampaio, reitor da Universidade Estadual do Ceará, e Pedro Gabriel Delgado, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ex-Coordenador Nacional de Saúde Mental-MS.

A palestra do Prof. Jackson Sampaio versou sobre o tema “Supervisão e organização de serviços em saúde mental. Mais de 50 profissionais de saúde mental, entre supervisores e outros profissionais, de Lagoa da Prata, Betim, Itabira, Barão de Cocais, Belo Horizonte, Carmópolis, Esmeraldas, Sabará, São Joaquim de Bicas, Sete Lagoas e Santa Rita do Sapucaí participaram do encontro.

O evento é voltado para os profissionais de saúde mental do Sistema Único de Saúde em Minas Gerais (SUS-MG).“Como espaço democrático de discussão e construção de conhecimento a ESP-MG realiza mensalmente, do mês de junho até outubro cinco palestras com referências nacionais de saúde mental. Pluralidade, em formação e pensamento faz parte do caráter do evento”, destaca o diretor-geral da ESP-MG, Damião Mendonça.

O Vice-diretor da ESP-MG, Augusto Nunes, enfatizou a importância da participação dos profissionais de saúde mental no evento. “Estamos construindo uma agenda diferenciada na saúde mental. A Escola está trazendo profissionais reconhecidos e proporcionando a troca de saberes na discussão da saúde mental enquanto rede”. Nunes ressalta ainda, que haverá um grande produto ao final dos encontros. “A ESP-MG lançará publicação com compilação de produção dos palestrantes”.

Além da participação no evento, o reitor da UECE, o Prof. Jackson Sampaio, discutiu com a direção da ESP-MG várias parcerias com a nossa instituição, entre elas a presença de representantes da ESP-MG nos seminários preparatórios (2013, 2014 e 2015) do VI Fórum das Américas em Atenção Psicossocial e Saúde Mental e Trabalho, que ocorrerá em 2016, tendo a UECE como promotora.