Reitor da Uece participa da solenidade de entrega do Prêmio Escola Nota Dez

28 de outubro de 2015 - 11:53

 

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Jackson Coelho Sampaio, participará nesta quarta-feira, às 9h, no Centro de Eventos, da solenidade de entrega do Prêmio Escola Nota Dez para 300 escolas públicas cearenses que obtiveram os melhores resultados de alfabetização e do 5º ano do ensino fundamental. Estarão também presentes o governador Camilo Santana, o secretário da Educação, Maurício Holanda, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

A iniciativa tem como base as informações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) 2014. Foram avaliadas 212.860 crianças do 2º e 5º anos de mais de 4 mil unidades escolares públicas.

A premiação é destinada a até 150 unidades escolares públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa); e até 150 unidades escolares públicas de 5º ano, a partir do Índice de Desempenho Escolar –  (IDE  5). O prêmio tem como finalidade reconhecer o esforço das escolas públicas para elevar a aprendizagem das crianças. Os dados do Spaece são utilizados no trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), na definição das políticas educacionais no âmbito do Estado, destinadas à colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino.

Um bom exemplo desenvolvido pela administração estadual é o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) que, em 2007, começou suas atividades com a meta de garantir a alfabetização dos alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública cearense. Em 2011, para expandir as mesmas ações ao 3º, 4º e 5º anos, foi lançado o Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC +5). O programa beneficia os 184 municípios com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de literatura.  Está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, literatura infantil e formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa.

 

Resultados de 2014

Entre os anos de 2007 e 2014, 84,6% % dos estudantes encontram-se alfabetizados ao término dessa série. Em 2007, esse percentual era de apenas 39,9%. Nesse mesmo período, é possível verificar que houve uma redução de percentual de alunos não alfabetizados ao final do 2º ano. Caiu de 32,8% para 0,6%.

Em 2014, a aprendizagem dos alunos do 5º ano, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, melhorou em relação ao ano de 2008. Em Língua Portuguesa, o percentual de alunos no nível adequado subiu para 35,5%, enquanto, em 2008, o nível era de 6,8%. Em Matemática, era de 3,6% e passou para 27,1%.

 

Com informações da Seduc