Reitor da Uece participa da abertura do curso de Psicologia da Unichristus

1 de março de 2016 - 17:38 #

Instalado na noite do último dia 25 de fevereiro, a primeira turma do curso de Graduação de Psicologia do Centro Universitário Christus (Unichristus). A solenidade de inauguração do curso, contou com a participação especial do reitor da Universidade da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Jackson Sampaio.

alt

A professora Geórgia Sibele Nogueira da Silva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ministrou a palestra de instalação do curso, sobre o tema Psicologia e Saúde: interfaces, desafios e perspectivas na contemporaneidade. A cerimônia da aula magna aconteceu no Auditório da Praça Verde do Campus Parque Ecológico da instituição.

Segundo a coordenadora geral do curso de Psicologia, Annatália Meneses de Amorim Gomes, este é um momento de integração entre professores, alunos, gestores, familiares e amigos, marcando esta nova fase que se inicia para o caminho de formação em psicologia, após a vitória de aprovação no vestibular. Annatália Gomes é também vice-coordenadora do curso de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Uece.

Jackson Sampaio participou da Mesa de Abertura e, apresentou a Profa. Geórgia Sibele, com quem interage, juntamente com Annatália Menezes, no CMP em Saúde da Família e na política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão em Saúde.

Também fez breve introdução ao tema da Aula Magna, lembrando o conceito de campo, como espaço de interação entre saberes, teorias, práticas, profissões e profissionais, para um objetivo de política pública, como é o caso da Saúde Mental, que compõe o campo da Saúde Coletiva. Em seguida destacou elementos da história da Psicologia e da radical interdisciplinaridade que a Saúde Mental exige.

alt

A programação cultural ficou a cargo da apresentação artística do grupo de Teatro de Educação Popular, da Escola de Saúde da Família Visconde Sabóia, do município de Sobral.

alt

A mesa de abertura dos trabalhos era composta pelo reitor do Centro Universitário Christus, José Lima de Carvalho Rocha, pelo reitor da Uece, José Jackson Coelho Sampaio. Também fizeram parte da mesa pela Unichristus, o pró-reitor de Extensão, Rogério Frota Leitão dos Santos; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Estevão Lima de Carvalho Rocha; o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Marcos Kubrusly; o representante do corpo docente, Antônio Miguel Furtado Leitão; a coordenadora geral do curso de Psicologia, Annatália Meneses de Amorim Gomes e a coordenadora adjunta do curso de Psicologia, Dilene Rodrigues. Faziam parte da mesa ainda, a  representante do Conselho Regional de Psicologia (CRP-11), Andreya Arruda Amendola e a professora da UFRN, palestrante da noite, Geórgia Sibele Nogueira da Silva.