Reitor da UECE ministrou conferência em Seminário do Jubileu de Ouro da UEPB

1 de novembro de 2016 - 16:39 #

Com o tema A Universidade brasileira, dilemas e perspectivas, o reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jackson Sampaio, ministrou conferência de abertura do Seminário desafios e perspectiva da graduação em fase do atual cenário brasileiro e das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). O encontro fez parte das comemorações do Jubileu de Ouro da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O evento aconteceu no auditório do Departamento de Psicologia, em Campina Grande, no Campus Bodocongó, na última quinta, 27 de outubro.

alt

O reitor Jackson Sampaio, desenvolveu algumas ideias básicas em cima de dois problemas. Ao historiar sobre a universidade brasileira, ele destacou que a instituição tem que acumular o desenvolvimento exigido nas universidades do mundo. Para ele, a sociedade tão carente e com tantas desigualdades exige respostas que a universidade não tem condição de oferecer, nem atender a todas as demandas. Então temos esse estraçalhamento e essa velocidade de realizar em 100 anos o que a universidade do mundo realiza em mil anos, frisou.

Em relação ao cenário atual, com crises e incertezas, ele observou que historicamente as instituições públicas sempre enfrentaram crises que quase resultaram em fechamento. Para ele, a crise é apenas mais um sintoma agudo de um processo que se alastra ao longo da história. A educação superior brasileira no Brasil só tem 80 anos, pois a USP foi criada em 1934 e a UFRJ em 1937. Antes da Ditadura Militar, a universidade brasileira pública girava em torno dos 80% da oferta de vagas de ensino superior. Hoje só ofertamos 20%, ilustrou, em uma análise prospectiva, o titular da UECE.

O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD/UEPB), contou ainda, com a palestra do professor Dilvo Ilvo Ristoff, membro do Fórum Nacional de Educação (FNE), que discutiu sobre os desafios da educação brasileira, levando em conta o contexto atual e o cenário que se projeta para o futuro, sobretudo, sobre as possibilidades de não implantação das metas do Plano Nacional de Educação, como a meta 15 e a meta 20, que podem ser profundamente afetadas pela aprovação da PEC 241.

alt

O seminário contou com a participação do reitor da UEPB, Rangel Júnior, dos pró-reitores da UEPB, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), da Universidade Federal da Paraiba (UFPB) e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), além de estudantes e professores das diversas áreas do conhecimento prestigiaram o evento. Na condição de anfitrião do seminário, o reitor Rangel Junior deu boas vindas aos participantes e disse que a UEPB está encerrando um ciclo importante de debate e de construção coletiva do projeto de graduação da Instituição, com uma plena reestruturação.

Ao final dos debates, foram entregues as premiações dos melhores trabalhos, 1º e 2º lugares, apresentados durante a Jornada de Iniciação Científica da instituição. A Universidade Estadual da Paraíba completa, neste ano de 2016, cinco décadas de fundação e para comemorar a data vem realizando um conjunto de eventos acadêmicos durante todo o ano.