Reitor ministra palestra no Curso de Formação da Guarda Municipal

15 de dezembro de 2014 - 19:56 #

Com a presença do Prefeito Municipal de Fortaleza, Roberto Cláudio Bezerra, o Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jackson Sampaio, ministrou na manhã, do último domingo, 14 de dezembro, no Ginásio Coberto Paulo Sarasate, a aula inaugural do Curso de Formação da Guarda Municipal, abordando Ética, Cidadania, Direitos Humanos e Segurança Pública, para os candidatos do Concurso Público da Guarda Municipal, Defesa Civil e Segurança Institucional.

alt

O Curso de Formação faz parte da terceira fase do certame, é constituído de disciplinas teóricas e práticas que compreendem conhecimentos sobre a Guarda Municipal e gestão integrada de segurança pública, práticas de cidadania, gerenciamento de informação, conhecimentos jurídicos, técnicas e procedimentos operacionais da GMF, além de estágios supervisionados e ciclo de palestras. Ainda nesta fase, os candidatos passaram por investigação social e avaliações psicológica e de capacidade física.

De acordo com dados da Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE) e da Comissão Executiva do Vestibular da UECE (CEV/UECE), o curso segue a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), que será dividido em duas turmas com 400 h/a para os candidatos ao cargo de guardas municipais e 250 h/a para os agentes de Defesa Civil e de Segurança Institucional.

“A credibilidade e experiência da UECE permitiu que a Prefeitura de Fortaleza conduzisse o certame respeitando todos os prazos legais”, destaca o titular da SESEC, Francisco José Veras de Albuquerque.

alt

A primeira fase do concurso foi realizada em janeiro deste ano, reuniu mais de 54 mil candidatos que concorreram a 1.000 vagas para o cargo de guarda municipal, 18 para agentes de Defesa Civil e 10 para agentes de Segurança Institucional. “Esse certame foi o maior de Fortaleza, superando, inclusive, o da Polícia Militar e dos agentes penitenciários em número de inscrições”, afirma Francisco Veras.

Na primeira etapa, os candidatos passaram por provas de conhecimentos gerais e específicos, como Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Constitucional e Penal, Atualidades, Estatuto de Criança e do Adolescente e Lei das Drogas. Na segunda fase, os candidatos realizaram exames médicos e toxicológicos.

De acordo com o diretor-geral da Guarda Municipal, Azevedo Vieira, o novo efetivo de guardas municipais reforçará a segurança nas escolas da rede municipal de ensino e nos terminais de integração de Fortaleza. “Esses novos servidores reforçarão a presença da Guarda Municipal, praças, prédios públicos e, principalmente, nos terminais e escolas”, afirmou.

alt

Participaram do evento, além do Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio Bezerra, o Secretário Municipal de Segurança Cidadã, Francisco José Veras de Albuquerque, o Diretor-Geral da Guarda Municipal (GMF), Azevedo Vieira, o presidente da Comissão Executiva do Vestibular (CEV/ UECE), Fábio Perdigão, os membros da CEV/UECE, Marcondes Cavalcante França, Luiz Eduardo Farias Bezerra, o Ex-Secretário de Segurança Pública do Estado, Edgar Funques, familiares dos candidatos, dentre outras autoridades.