Reitor da UECE ministra aula magna do Mestrado em Biotecnologia na UESPI

30 de janeiro de 2018 - 14:33 #

3ª Turma do Mestrado Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal foi instalada

A aula inaugural do Mestrado Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (MPBiotec) ocorreu na tarde da última sexta-feira (26), no Centro de Ciência da Saúde(CCS), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). A aula inaugural da turma do Mestrado foi ministrada pelo reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jackson Sampaio.

Mesa de honra da aula inaugural do Mestrado Profissional em Biotecnologia

A pós-graduação coordenada pela UECE abrange uma rede de instituições de ensino superior na oferta do mestrado profissional na área de biotecnologia em saúde humana e animal. O objetivo do programa é formar profissionais para atuar no desenvolvimento e validação de bioprodutos e bioprocessos nas áreas farmacêutica e biotecnologia. As instituições envolvidas na parceria são UESPI e UFPI, Universidade Fluminense, Universidade Federal de Minas Gerais, Pontifícia Universidade Católica de Brasília, Universidade de Manguinhos e Cesmaque (AL).

Reitor da UECE, José Jackson Sampaio

Para o reitor da UECE, José Jackson Sampaio, o formato do programa em rede permite a construção de múltiplas habilidades. Em vez de você ficar contando só com o que você tem dentro da sua própria instituição, você conta com um conjunto de competências instalada em uma rede de instituições.  Esse programa representa algo que é muito bom pra gente, nós gostamos do desenho dos mestrados profissionais, nós gostamos das associações e redes cooperativas, pois realizamos pesquisa aplicada e multiplicamos competências, afirmou. Segundo o reitor, a UECE é pioneira na implantação de mestrados profissionais, atuante há mais 18 anos.

Na aula inaugural da terceira turma no programa, a reitora em exercício da UESPI, Bárbara Melo, destacou a importância das parcerias entre as instituições. Termos o Piauí integrando essa importante rede é uma grande ação para o desenvolvimento do nosso estado. Parabenizo aos 11 alunos  que iniciam hoje essa qualificação. Eu não tenho dúvida que daqui a dois anos nós colheremos importantes frutos com a pesquisa na área da biotecnologia, pontuou. Reitora em exercício da UESPI, Bárbara Melo. A UESPI passou a integrar a rede de instituições em 2017, com a participação do corpo docente no curso

Segundo o coordenador estadual do MPbiotec/UESPI, Profº. Dr. Rômulo José Vieira, o mestrado auxiliará em toda cadeia produtiva na área de biotecnologia, envolvendo desde a produção, cultivo de plantas, por exemplo, até a indústria com a produção de um medicamento. O programa vai inserir o Piauí numa comunidade científica maior, porque com o nível de mestrado profissional a gente ta integrando a academia com a indústria. E a meta maior da biotecnologia é produzir produtos para indústria. O estado é riquíssimo em recursos naturais e nós já temos experiências com professores desenvolvendo pesquisas com plantas na área da saúde e animal, comenta.
O mestrado fomenta pesquisas para a produção de fármacos e fitoterápicos

Para a nova aluna do programa, Glaumênia Mendes, que concluiu graduação em Farmácia, recentemente, o mestrado é uma grande contribuição científica  Eu sempre busquei está envolvida em pesquisas, participar de congressos e apresentar trabalhos. O mestrado veio em um ótimo momento. É uma ótima oportunidade, tanto pessoal, quanto profissional, finaliza.

Na ocasião, estiveram presentes além dos alunos do mestrado, os representantes de universidades parcerias no mestrado, como a UFPI (Universidade Federal do Piauí), instituições como a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), integrantes da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), representante da secretaria de Educação do Estado (Seduc), representante do Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional(CREFITO 14), e corpo docente da UESPI atuante no mestrado, fizeram parte da Mesa de trabalhos da aula inaugural do Mestrado Profissional em Biotecnologia

Fonte: Assessoria de Comunicação UESPI