Reitor da Uece Jackson Sampaio anuncia os novos Pró-Reitores da Gestão 2012-2016

1 de junho de 2012 - 21:27 #

O Reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Jackson Sampaio, divulga os nomes dos novos Pró-Reitores e da Chefia de Gabinete, que comporão a Administração Superior da Instituição para o Mandato de 2012/2016. Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGPq ), Prof. Dr. Jerffeson Teixeira de Souza; Pró Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Profa. Dra. Lúcia Helena Fonseca Grangeiro; Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Profa. Dr. Marcília Chagas Barreto; Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (Prae), Prof. Dr. Antonio de Pádua Santiago de Freitas; Pró-Reitoria de Administração (Proad), Servidor Administrador Evandro da Costa Garcez  e na Chefia Gabinete, Profa. Dra. Belisa Maria Veloso Holanda. No caso da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) responderá inicialmente o Vice-Reitor, Prof. MS. Hildebrando dos Santos Soares.

Veja aqui o perfil dos três primeiros Pró-Reitores, segunda feira, (04/06), publicaremos os demais.

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Professor Jerffeson Teixeira de Souza

Doutor em Ciência da Computação pela School of Information Technology and Engineering (SITE) da University of Ottawa, Canadá. Professor Adjunto da UECE, tendo ingresso nessa instituição em 2005, e Diretor de Pesquisa, já tendo trabalhado como Coordenador do Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação da UECE (MACC) e Coordenador Geral do Mestrado Integrado Profissional em Computação Aplicada UECE/IFCE (MPCOMP). Atualmente,  Coordena os Grupos de Otimização em Engenharia de Software (GOES.UECE) e Padrões de Software (GPS.UECE) e a Especialização em Engenharia de Software com Ênfase em Padrões de Software da UECE (EES). É membro eleito do Steering Commitee do International Symposium on Search Based Software Engineering e membro nominado do Hillside Group e trabalhou como co-presidente da Quarta Conferência Latino-americana em Linguagens de Padrões para Programação (SugarLoafPLoP 2004), como Co-presidente do Comitê de Programa do SugarLoafPLoP 2007, como Presidente do SugarLoafPLoP 2008. Preside o Comitê de Programa do 4th International Symposium on Search Based Software Engineering (SSBSE´2012). Um dos precursores da área de Search Based Software Engineering no Brasil e um dos principais pesquisadores dessa área no país, tendo sido ainda o idealizador e Coordenador Geral do I Workshop Brasileiro de Otimização em Engenharia de Software (WOES), que foi posteriomente nomeado para Workshop Brasileiro Engenharia de Software baseada em Busca (WESB).

Pró-Reitora de Graduação

Professora Marcília Chagas Barreto

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2002), com estágio pós-doutoral em Educação Matemática, na Universidade de Quebec à Chicoutimi – Canadá (2006-2007). Mestra em Estudos Pós Graduados em Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Professora Adjunto da Universidade Estadual do Ceará, vinculada ao Curso de Pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação. Foi coordenadora do Mestrado Acadêmico em Educação por duas vezes, quando de sua fundação (2003 a 2006) e de 2009 a 2011. Coordenadora do Ensino Superior da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), em 2011. Pesquisas acadêmicas e publicações se centram na área de Educação Matemática, visando a formação de professores, focando a relação entre a  elaboração dos conceitos atinentes a essa área e as práticas pedagógicas efetivadas na educação básica.

Pró-Reitoria de Políticas Estudantis

Pró-Reitor Antônio de Pádua Santiago de Freitas

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1990), graduação em Historia Contemporânea pela Universidade de Paris-Sobornne Paris IV (1993), mestrado em História Moderna e Contemporanea Pela Universidade de Paris-Sorbonne Paris IV (1995) e doutorado em História Moderna e Contemporânea pela Universite de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1999). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará. É vice-coordenador do Mestrado Acadêmico de História (MAHIS), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). É líder do Grupo de Pesquisa Práticas Urbanas e coordena a pesquisa “Capitalismo e Civilização nas Cidades do Estado do Ceará (1860-1930)”, aprovado no Projeto Casadinho/Procad. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporênea, atuando principalmente nos seguintes temas: cutura capitalista, cultura dos pobres, modernidade, práticas urbanas, habitação precária.