Reitor da Uece entrega homenagem a representantes de cursos de Saúde

5 de julho de 2018 - 13:28

alt

O reitor Jackson Sampaio entregou, na tarde de quarta-feira (04/07), no Gabinete da Reitoria, documento com homenagem da Fiocruz e da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em reconhecimento à participação da Universidade Estadual do Ceará (Uece) na formação de profissionais na estratégia de Saúde da Família, a representantes dos cursos de graduação e pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

O documento foi recebido pelo reitor durante o 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família: em Defesa do SUS e da Estratégia Saúde da Família (Enesf 2018), realizado entre os dias 13 e 15 de junho em Fortaleza.

alt

Jackson Sampaio convidou ainda os presentes e demais coordenações dos cursos de saúde a participarem de futura visita à sede da Fiocruz-Ceará, com quem a Uece possui convênio para pesquisas na área de imunologia.

A diretora do CCS, Gláucia Posso, lembrou que a Uece atua na formação de profissionais de diversas áreas da saúde, indo do ensino técnico à pós-graduação. “A experiência foi muito boa em razão do desenho que a gente vem fazendo de mostrar nossa proposta de multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e integração entre os cursos”, comentou.

Participaram ainda do encontro na Reitoria o pró-reitor de Extensão e chefe de Gabinete em exercício, Fernando Roberto Ferreira Silva, e os coordenadores do Mestrado Profissional em Ensino da Saúde (Cmepes), Cleide Carneiro; do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC), Antônio Rodrigues Júnior; do Mestrado Profissional em Gestão da Saúde (Mepges), Maria Salete Bessa Jorge; e do Mestrado Profissional em Saúde da Família (Renasf), Ana Patrícia Morais.

Enasf

A defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), que completa 30 anos em 2018, e da Estratégia Saúde da Família, implantada há 25 anos, foi o tema do encontro. Mais de cinco mil estudantes, pesquisadores e profissionais da saúde participaram dos debates, oficinas e mostras científicas.

A Uece contribuiu diversos espaços de debate durante o Enasf, como: apresentar a experiência da Universidade na formação de profissionais em Estratégia de Saúde da Família (ESF), com relato apresentado pela professora Gláucia Posso; painel de debate sobre os 25 anos da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que teve a coordenadora do PPSAC, Rocineide Ferreira da Silva, como uma das debatedoras; e apresentação de trabalhos na temática Cuidados Solidários e Cuidados Clínicos em Saúde Mental, na qual foram expostas as Práticas Integrativas e Populares de Cuidado do Ekobé, projeto de extensão da Uece.

Na mesa RENASF: Educação Permanente em Saúde, Anya Pimentel falou sobre a experiência do Mestrado em rede. O professor José Meneleu Neto participou de discussão sobre os desafios da ESF; a professora Gisele Melo Soares tratou sobre os Desafios do trabalho na ESF: Educação e colaboração Interprofissional; e Pedro Santos abordou a questão dos Núcleos Ampliado de Saúde da Família (Nasf), discutindo o Apoio Matricial na ESF.

O evento foi realizado pela Sesa, a Fiocruz e o Conselho Estadual de Saúde (Cesau), com apoio de entidades e universidades, entre elas a Uece.