Reitor da UECE entrega ao curso de Música Medalha Lauro Maia e Diploma outorgado pela CMF

5 de dezembro de 2012 - 19:47 #

 

Professores do curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE) receberam na manhã desta quarta-feira (05/12), do reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, a comenda e o Diploma de outorga da Medalha Lauro Maia ao Curso de Música, pelos relevantes serviços prestados a cultura musical cearense, numa homenagem da Câmara Municipal de Fortaleza (CMF). A solenidade de entrega da Medalha ocorreu no dia 22 de novembro último, e a Universidade foi representada, no evento, pelo reitor Jackson Sampaio e pelo coordenador do curso de Música, Oswald Barroso.

 

A comitiva do curso de Música que compareceu ao Gabinete do Reitor para receber a homenagem era composta dos professores Potiguar Fernandes Fontelle (maestro poty), Marcos Maia, Oswald Barroso, Angélica Ellery, Inez Martins e Ewelter Rocha. Na ocasião, o reitor Jackson Sampaio falou que transferia para o colegiado da música a Medalha Lauro Maia e o Diploma de Outorga, o qual, ele mesmo tomou a iniciativa de providenciar uma moldura para o Diploma, que passará, a partir de agora, a compor a galeria de destaques do curso.

 

 

O vereador Guilherme Sampaio, que preside a Comissão de Educação e Cultura da Câmara, foi o autor do requerimento, que distinguiu os homenageados com a Medalha Lauro Maia. Na 9ª edição de outorga da Medalha Lauro Maia pela CMF, além da UECE, foram agraciados com a comenda o músico e compositor Fausto Nilo, o maestro Orlando Leite (in memorian) e o músico lirico Paulo Abel do Nascimento (in memorian).

O Curso de Música da UECE teve reconhecimento legal em agosto de 1979 e, em seguida, pelo decreto 331/1980 publicado no Diário Oficial da União em setembro de 1980, embora já existisse como  Conservatório. Compondo o Centro de Humanidades da UECE, a área visa habilitar e licenciar o músico para o exercício pedagógico da Música através de conteúdos didático-pedagógicos.

Sob a coordenação dos professores Márcio Spartaco Landi e Elídia Clara Aguiar Veríssimo, o colegiado do Curso de Música empenhou-se na reestruturação do Projeto Político Pedagógico do curso, nas modalidades Bacharelado em Instrumento e Licenciatura Plena. Na ocasião, teve início o curso de Flauta Transversal, com o ingresso do professor  Heriberto Cavalcante Porto Filho no corpo docente efetivo, e foi extinto o Bacharelado Geral em Música. Em 2006, o Projeto Político Pedagógico do Curso de Música foi reformulado, ampliando as linhas de formações específicas do curso de Bacharelado, passando a contar com Composição e  Música Popular – Saxofone.