Reitor da UECE é recepcionado por reitor da mais antiga universidade húngara

7 de outubro de 2013 - 11:30

alt

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Jackson Sampaio, foi recepcionado pelo reitor da Universidade Eotvos Loránd (ELTE), professor Mezey Barna, na quinta-feira, dia 3 de outubro, das 14h30 às 16h, quando várias linhas de colaboração científica entre a ELTE e a UECE foram identificados.

A ELTE é a mais antiga das universidades húngaras e fará 400 anos em 2015, quando a UECE fará 40. “Temos, em comum, várias possibilidades de cooperação acadêmica, nas áreas de humanidades, como línguas, por exemplo, eles têm um excelente departamento de Português), de saúde, basicamente enfermagem, e de tecnologia, com destaque para a biotecnologia, a informática e a aquicultura”, disse o reitor da UECE.

A Hungria tem tradição de cooperar com o Brasil em aquicultura. Na década de 1980, pesquisadores húngaros colaboraram com o Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS) em grandes projetos de piscicultura que beneficiaram particularmente o Ceará. A presença da professora Célia Sampaio, diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq) da UECE, foi particularmente importante nesta área.

O reitor da ELTE liderará, de 30 de outubro a 8 de novembro uma equipe técnica em visita ao Brasil. Em deferência à visita do reitor Jackson Sampaio e à presença, na UECE, do professor Istvan Major, de Ciências Biológicas, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), a visita começará pelo Ceará, com recepção na UECE, na tarde do dia primeiro de novembro.

Clique aqui e saiba mais sobre a Universidade Eotvos Loránd (ELTE).

Embaixada do Brasil na Hungria recepciona reitor da UECE