Reitor e o Secretário da SECITECE analisam a conjuntura da UECE

23 de outubro de 2013 - 12:38 #

Liderando comitiva de 11 gestores, o reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, reuniu-se ontem (22.10) com o Secretário da SECITECE, professor Renê Barreira, para analisar o momento acadêmico, financeiro e político da UECE, marcado pela ocorrência de ocupações e de indicativos de greve geral.

O reitor sistematizou os principais problemas: a) regulamentação final do Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos-PCCV dos professores; b) necessidade de reposição de 163 perdas de professores decorrentes de aposentadorias, nos últimos seis anos; c) necessidade de regulamentação de carreira e de recuperação do número de servidores técnico-administrativos, atualmente apenas 260, com pelo menos 1/3 completando tempo de aposentadoria nos próximos 20 meses; d) necessidade de aumentar o número e o valor das bolsas destinadas aos estudantes de graduação; e e) situação do campus multi institucional de Itapipoca, cuja solução pretendida passa por sua incorporação à UECE.

Presentes à reunião, contribuindo para o debate, além dos titulares: secretário adjunto da SECITECE, Almir Bittencourt, chefe de gabinete da reitoria, Josete Sales, Pró-reitores Marcília Chagas Barreto (Graduação), Antônio Pádua Santiago de Freitas (Políticas Estudantis), Jerffeson Teixeira de Souza (Pós-Graduação e Pesquisa) e Lúcia Helena Fonseca Grangeiro (Extensão), e diretores Vladimir Spinelli Chagas (Centro de Estudos Sociais Aplicados), Gláucia Posso Lima (Centro de Ciências da Saúde), Luciano Cavalcante (Centro de Ciências e Tecnologia), José Álbio Moreira de Sales (Centro de Educação), Célio Pires Garcia (Faculdade de Veterinária) e Ricardo Rodrigues da Silva (Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iguatu).

O reitor solicitou ao secretário empenho especial na solução dos problemas, ação preventiva e empoderamento da Secretaria e da Reitoria nas funções de mediação, visando preservar o bom ambiente acadêmico que a UECE vivencia e as conquistas obtidas no próprio governo Cid Gomes, como a implantação do PCCV dos professores e os incrementos de custeio e de investimento. Sobretudo sistematizou as ações das reitorias das três universidades estaduais no sentido de construir entre si articulações acadêmicas mais densas e de propor lei que regulamente a autonomia do sistema universitário público cearense.

O secretário expôs os limites relativos de cada nível de poder, resumiu a história dos últimos cinco anos de negociação em torno da regulamentação do PCCV, afirmando a completude das propostas, e analisou os tópicos referentes ao concurso docente para repor aposentados, à reestruturação da carreira dos servidores técnico-administrativos e ao pedido de ampliação da oferta de bolsas estudantis, concordando, em tese, com as demandas. Em decorrência de outra agenda do secretário, previamente marcada, a reunião não pode continuar, sendo indicada a realização de uma segunda reunião, com o mesmo objetivo, para breve. O secretário enfatizou que tudo o que estiver ao seu alcance para reduzir as tensões e apoiar o crescimento das universidades estaduais cearenses será feito, pois é esta a missão de sua pasta. O Secretário acrescenta que, no dia 23.10, terá reunião com o Procurador Geral do Estado para debaterem a regulamentação do PCCV docente.