Reitor da Uece é eleito presidente do Cruc

1 de dezembro de 2016 - 13:03 #

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Jackson Sampaio, e o vice-reitor no exercício pro tempore da reitoria da Universidade da Integração Internacional da Lusofania Afro-Brasileira (Unilab), professor Aristeu Pontes foram aclamados, respectivamente presidente e vice-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (Cruc). A escolha e posse ocorreram na manhã desta terça-feira (29/11), sem disputa.

O ex-presidente do Cruc, reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), professor Patrício Melo, fez um relato do ano da sua gestão, juntamente com a reitora da Universidade de Fortaleza (Unifor), professora Fátima Veras, que considerou positiva e elencou questões principais a continuar em pauta, como a Frente Parlamentar em Apoio às Universidades Públicas Estaduais e Municipais do Brasil.

O novo presidente, Jackson Sampaio, disse que não estava no seu projeto esse retorno a entidade agora, vez que presidiu o Cruc, no período de 2013 e 2014, mas assume a responsabilidade, visando o fortalecimento do Conselho. Ele defende a rotatividade de gestores e também de local das reuniões. Ficou acertado que a primeira reunião de 2017, em data a ser combinada, ocorrerá no Memorial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), disponibilizada pelo reitor, Virgílio Araripe.

Estiveram presentes os reitores da UVA, da Urca, da Uece, da Unilab, do IFCE, e, pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, os representantes do secretário Inácio Arruda,  Cândido BC Neto e Rose Jane Abreu, a secretária executiva do Cruc, Gláucia Lemos, a secretária executiva da Urca, Manoela Brito e a Pró-reitora de Desenvolvimento Universitário da Urca, Fátima Romão.

Após a reunião houve aposição da foto do reitor da Urca, Patrìcio Melo, na galeria da entidade.