Reitor da UECE e prefeito de Tamboril conversam sobre futuras parcerias

9 de agosto de 2013 - 19:02 #

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jackson Sampaio, recebeu na manhã de quarta-feira (07/08), em seu gabinete, a visita do prefeito de Tamboril, Ramiro Júnior, que estava acompanhado do coordenador de Saúde Mental daquele município, o psicólogo João de Araújo.

Além de uma visita de cortesia, o prefeito queria saber como a UECE pode apoiar Tamboril, cidade situada a 280 km de Fortaleza, em projetos nas áreas de educação, saúde, meio ambiente e convivência com semiárido. Conhecedor das linhas de pesquisa do reitor, o prefeito Ramiro Júnior o convidou para conhecer os projetos de construção do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e da Casa de Acolhimento Infantojuvenil

O prefeito lembrou que Tamboril tem 158 anos de emancipação, uma população de mais de 25 mil habitantes, com seis mil estudantes no ensino fundamental. O esforço do poder municipal foca saúde, educação e meio ambiente e que, no primeiro tema, já vem obtendo sucessos como o prêmio da nota 10 para duas escolas da cidade. Com relação à saúde, o município tem 11 equipes de saúde da família, o que representa ótima cobertura populacional.

Sobre o apoio que a UECE pode oferecer a Tamboril, o reitor destacou a oferta de educação a distância, com a criação de um polo naquele município, para a formação do corpo docente da educação básica, além de pesquisa aplicada e extensão social, com consultoria e assessoria nas várias áreas em que temos competência instalada. Como desdobramento, ficou acordado que o prefeito encaminharia à UECE uma lista de demandas, a UECE identificaria lideranças acadêmicas interessadas e capazes em atendê-las e, então, realizaríamos um workshop em Tamboril para a definição de projetos prioritários, a constarem de Termo de Cooperação a ser assinado pelos dois dirigentes.

A reunião entre o Reitor da UECE, o Prefeito e o Coordenador de Saúde Mental de Tamboril contou com a presença da chefe de gabinete da UECE, professora Josete Sales, da professora Lúcia Brito, coordenadora do PPG em Geografia, e do professor José Ricardo Cavalcante, representando a Secretaria de Apoio ás Tecnologias Educacionais (SATE).