Reitor da UECE assina Carta em Prol da Educação do Maciço de Baturité

28 de janeiro de 2014 - 12:35

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jackson Sampaio, participou na última sexta-feira, 24, da solenidade de assinatura da Carta em Prol da Educação do Maciço de Baturité. A cerimônia de assinatura aconteceu na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), no Campus da Liberdade, localizada no município de Redenção, a 63 km de Fortaleza.

O documento foi assinado pela reitora da UNILAB, professora Nilma Lino Gomes, pelo reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, pelo Secretário Adjunto da Secretaria de Educação do Ceará, no exercício da titularidade, Maurício Holanda Maia, pelo presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado Ceará (UNDIME), Aléssio Costa Lima e pelo representante da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino, do Ministério da Educação (SASE/MEC), Arnóbio Marques.

A assinatura da Carta se deu durante o Seminário sobre Ensino Superior, Educação Básica e Formação de Educadores, que discutiu temas como A Universidade e Educação Básica; Formação de Gestores; e Iniciação à Docência e Educação Básica, na presença da representante da Cátedra/ UNESCO, professora Sofia Lerche Vieira e da Pró-Reitora de Graduação da UNILAB, professora Wilma Coelho. O Seminário ocorreu no período de 20 a 25 de janeiro, no Campus da Liberdade.

A reitora da UNILAB, Nilma Gomes, enfatizou na ocasião que “este é um momento único, não haverá outro momento como este, quero agradecer e louvar as instituições parceiras, como UECE, SEDUC, UNESCO e SASE.”

Para o reitor da UECE, Jackson Sampaio, “é com muita alegria e prazer que a UECE participa deste projeto civilizatório, pois, pela natureza da territorialidade do Maciço do Baturité, estamos juntos no singular e no plural, no individual e no coletivo, no local e no global.” O reitor destacou que a presença da UECE é concreta, pela atuação do nosso campus de Educação Ecológica e Ambiental de Pacoti e que a parceria no projeto resultará em texto que será publicado com o selo da Editora da UECE.

O seminário em prol da educação teve como objetivo ampliar os debates sobre a universidade e a formação docente no ensino superior; refletir sobre as questões afirmativas e formativas na relação entre a Educação Básica e Superior no Maciço de Baturité; contribuir para a melhoria da educação na região; fomentar e ampliar programas de formação inicial e continuada, inclusive para modalidade a distância; e compartilhar experiências no âmbito acadêmico e escolar.

O evento contou ainda, com a presença da Secretária de Educação do Município de Redenção, Eliane Silva, da Coordenadora Adjunta da Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais-SATE/UECE, professora Eloisa Vidal, de pesquisadores e de professores da educação superior e básica.

Veja a carta na íntegra.