Reitor abre VII Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais

9 de setembro de 2013 - 14:18 #

Com 1.200 participantes, foi aberto na última terça-feira, 03 de setembro, na terra de Iracema, pelo Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Prof. Dr. Jackson Sampaio, o VII Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais (SIGET). “Os gêneros textuais nas múltiplas esferas da atividade humana” foi o tema central do evento, que aconteceu no período de 03 a 06 de setembro, na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro. Na ocasião da abertura do Simpósio foi prestada homenagem in memorian, as professoras Anna Rachel Machado e Bernadete Biasi.

Para o reitor da UECE, o estado do Ceará, além da decantada hospitalidade, apresenta muitas singularidades históricas: a grande presença indígena, por todo o período colonial, incluindo muitas populações deslocadas do litoral leste do nordeste, por conta da ocupação pelos canaviais; a grande variedade de línguas que eram faladas, de tronco tupi-guarani ou de tronco tapuia; a persistência da cultura oral ibérica (no dizer do compositor Tom Zé, somos cultos analfabetos), resultante num multilinguismo que incorpora, além do Português, inúmeras expressões do Galego; e do processo de ocupação econômica basicamente do sertão para o litoral, ao contrário do ocorrido no restante do Brasil. Tal história nos constitui, explica nossas características atuais, e também indica todas as palavras, conceitos, categorias que, ao longo do tempo, foram silenciadas. Ao final, o reitor convocou a todos para o resgate das línguas/linguagens silenciadas e a se integrarem a essa Babel que é o Ceará.

Durante o evento, grandes nomes da área como o Dr. Jean Paul Bronckart (UNIGE – Suíça), a Dra. Roxane Helena Rodrigues Rojo (UNICAMP – Brasil) e o Dr. Dylan Dryer (Universidade do Maine – USA), discutiram o tema central desta 7ª edição do SIGET. A ênfase dos estudos concentrou-se nas linhas de estudo de Práticas Escolares, Formação de Professores, Interculturalidade, Textualidade, Memória Literária e Cultural e várias outras relacionadas a gênero textual/discursivo e letramento.

O VII SIGET congrega pesquisadores, professores, estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação e profissionais envolvidos no estudo dos gêneros textuais. Devido ao caráter interdisciplinar do objeto de estudo (gêneros textuais), o evento tem interessado pesquisadores de diversos ramos da lingüística teórica e aplicada (analistas de discurso, estudiosos do texto, da conversação, da enunciação, formadores de professores), bem como profissionais e pesquisadores de outros campos (pedagogia, psicologia, sociologia, comunicação, terminologia, tradução, etc.).

Internacionalizado em 2005, quando da sua realização em Santa Maria – RS, o SIGET é, atualmente, um evento de ampla abrangência e relevância. Desde a sua 1ª edição, em 2003, na Universidade Estadual de Londrina/Paraná, tem como objetivos principais: congregar pesquisadores brasileiros e estrangeiros envolvidos em estudos sobre gêneros textuais; discutir questões teóricas e aplicadas relacionadas à pesquisa em gêneros textuais; divulgar estudos teóricos e aplicados que possam oferecer diferentes enfoques e abordagens, contribuindo para releituras desse objeto de pesquisa; e oportunizar a discussão de questões relevantes para a construção de uma agenda política e pedagógica destinada a políticas governamentais.

O encontro foi realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada – PosLA da UECE,  e pelo Programa de Pós-Graduação em Lingüística  da Universidade Federal do Ceará  (UFC), com o patrocínio do Governo Federal/Ministério da Educação/CAPES; Governo do Estado do Ceará/SEDUC e FUNCAP.

A mesa de abertura dos trabalhos foi composta pelo Reitor da UECE, Jackson Sampaio, do coordenador do PosLA/, Wilson Júnior de Araújo Carvalho; da presidente da comissão de organização do VII SIGET e do vice-presidente respectivamente, Antonia Dilamar Araújo e Júlio César de Araújo, da diretora do Centro de Humanidades da UFC, Vládia Maria Cabral Borges,  da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Lingüística da UFC, Áurea Suely Zavam, do Chefe do departamento de Letras Vernáculas, Antonio Duarte Fernandes Távora. Participaram ainda do evento pela UECE, a coordenadora do ProfLetras, Nukácia Meyre Silva Araújo, a coordenadora do curso de Letras, Coema Escórcio Damasceno, os professores Pedro Henrique Praxedes, Arminda Silva Serpa, Vera Lúcia Santiago, Paula Lens Costa Lima, e demais autoridades acadêmicas.