Reitor da Uece abre I Seminário de Avaliação BPI/Funcap

30 de maio de 2018 - 21:20

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Jackson Sampaio, participou da mesa de abertura do I Seminário de Avaliação do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica (BPI), promovido pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). O evento aconteceu na última sexta-feira (25), no Auditório Paulo Petrola, no Campus Itaperi.

O Seminário teve como objetivo avaliar o programa através das informações fornecidas pelos pesquisadores e promover a integração e a divulgação dos projetos apoiados pelo edital.

alt

Em sua fala, Jackson Sampaio ressaltou aos pesquisadores a importante conexão entre ciência e cidadania. “Nós temos uma tarefa específica a cumprir. Nossa cidadania também se exerce no laboratório, também se exerce na produção de ciência deste país. Ela se expressa na formação de pessoas, no engrandecimento da cultura, no desenvolvimento de um método para a compreensão da realidade (…). Mais do que brilhantes cientistas, nossa vontade é que vocês sejam também brilhantes cidadãos”, destacou.

Para o reitor, a parceria com a Funcap tem sido fundamental para a instituição que, com sua capilaridade no Estado, pode ajudar na qualificação dos seus projetos, como o Pronatec e cursos de educação à distância.

alt

Segundo a secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Nagyla Drumond, “é com muita alegria que falamos do BPI. (…) Nós precisamos produzir ciência de qualidade. Nosso povo tem direito à produção da ciência nos mais diferentes estados, à essa descentralização da produção de conhecimento, das oportunidades de formação tecnológica (…). Nós precisamos fazer com que programas dessa natureza possam ser cada vez mais consolidados”.

O BPI é financiado a partir dos recursos do Fundo de Inovação Tecnológica (FIT) e tem como finalidade promover a atração e a fixação de pesquisadores doutores que apresentam boa produtividade científica em desenvolvimento tecnológico e inovação, para atuação em Instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa localizadas em municípios do interior do Estado do Ceará.

alt

Durante o evento, foram avaliados resultados relativos a 64 projetos que representam um investimento de, aproximadamente, R$ 5,4 milhões com recursos da Funcap.

alt

Estiveram também presentes o diretor científico da Funcap, Luiz Dutre de Lacerda; a representante da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Uece, Ana Maria Sampaio; os pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Antônio Gomes Filho; e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Albanise Barbosa; e Inácio Arruda.