Reitor da mais antiga Universidade Húngara visita UECE

31 de outubro de 2013 - 14:05 #

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Jackson Sampaio, recebe nesta sexta-feira, 01 de novembro, o reitor da Universidade Eötvös Loránd (ELTE), professor Barna Mezey. Para Jackson Sampaio, já foram identificadas várias linhas de colaboração científica entre a ELTE e a UECE. O reitor visitante vem acompanhado da Pró-Reitora de Ciências Naturais, Erzsabet Horvath (geógrafa), do Pró-Reitor de Relações Internacionais, Pál Ferenc (professor de Língua Portuguesa), do Pró-Reitor, Gergely Gosztonyi, e do secretário do reitor, Gergo Lajos.

A ELTE é a mais antiga das universidades húngaras e fará 400 anos em 2015, quando a UECE fará 40. “Temos, em comum, várias possibilidades de cooperação acadêmica, nas áreas de humanidades, como línguas, por exemplo, pois eles têm um excelente departamento de Português, de saúde, basicamente enfermagem, e de tecnologia, com destaque para a biotecnologia, a informática e a aquicultura”, disse o reitor da UECE.

A Hungria tem tradição de cooperar com o Brasil em aquicultura. Na década de 1980, pesquisadores húngaros colaboraram com o Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS) em grandes projetos de piscicultura que beneficiaram particularmente o Ceará.

O reitor da ELTE lidera, de 31 de outubro a 08 de novembro, uma equipe técnica em visita ao Brasil. Em deferência à visita do reitor húngaro ao Brasil, que começa pelo Ceará, Jackson Sampaio estará acompanhado do professor Istvan Major (húngaro), do Curso Ciências Biológicas, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da UECE.