Reitor assina mais um depósito de pedido de patente em nome da UECE

1 de outubro de 2010 - 18:52 #

O Reitor da Universidade Estadual do Ceará, professor Assis Araripe assinou nesta quinta-feira, 30 de setembro, no campus Itaperi, o terceiro depósito de pedido de patente em nome da UECE. Trata-se da “Aplicação farmacológica e industrial de substâncias extraídas do pó cerífero da Copernícia prunífera. A invenção foi desenvolvida no Laboratório de Bioquímica Humana do Centro de Ciências da Saúde da UECE e pelo Laboratório de Bioquímica Clínica da UFC, coordenado pela professora Maria Izabel Florindo Guedes e patenteada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Universidade Federal do Ceará (UFC).

A pesquisa refere-se a uma substância extraída do pó cerífero da carnaúba do Ceará. A substância extraída da carnaúba teve efeito superior quando comparada com a SINVASTATINA e GENFIBROSIL na redução dos níveis plasmáticos de Colesterol Total (CT) e taxas de Triglicerídios (TRI), respectivamente. Diante do resultado da pesquisa e do impacto para a saúde humana, este produto pode ser utilizado como fármaco, contribuíndo assim, para tornar a atividade de exploração da carnaúba economicamente viável, colaborando com o aumento de renda das famílias e geração de emprego no quadro rural e urbano, além de abrir perspectivas para outras pesquisas como a flora e fauna nordestina, que constituem um laboratório natural ainda quase desconhecido. A idéia, da pesquisa partiu do projeto coordenado pela professora Maria Izabel Florindo Guedes e Prof. Ícaro Gusmão com a colaboração da professora Lia Magalhães de Almeida, Luiz Sérgio Fonteles, Maria Goretti de Queiroz e o Doutorando da Rede Nordeste de Biotecnologia RENORBIO Antonio Carlos Arruda Filho.

A pesquisadora Izabel Guedes destacou a importância do Programa de Pós-Graduação da Rede de Biotecnologia do Nordeste (Renorbio), que conta hoje, com 400 doutorandos matriculados, e para o impacto do desenvolvimento da economia do Estado e até mesmo do Brasil, anunciando fazer em breve novos pedidos de patente.

O depósito de pedido de patente foi assinado em uma reunião solene com os coordenadores da pesquisa, do chefe de gabinete e pró-reitor de Planejamento da UECE, Professor Vladimir Spinelli, da Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica da UECE, Aloma Pessoa e do Coordenador Técnico da REDENIT-CE e responsável pela propriedade intelectual da UECE,Luiz Eduardo Tavares.O Superintendente de Estudos Econômico do Nordeste (ETENE), José Narciso Sobrinho e o Gerente de Meio Ambiente do BNB,Allisson David de Oliveira Martins fizeram-se presente a solenidade de assinatura da  nova patente.

O reitor Assis Araripe enfatizou a importância do NIT na UECE e a sua função de incentivar a cultura da inovação e da proteção do conhecimento na Universidade. Além disso, destacou que a união de esforços e as parcerias foi o grande mérito deste projeto. O Núcleo está disponível para todas as unidades da UECE. O reitor encerrou a reunião, dizendo que esse momento é muito importante para a universidade e para mim.