Região dos Inhamuns ganha mais 26 profissionais formados no Cecitec/Uece

5 de março de 2018 - 19:19

O Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (Cecitec), unidade acadêmica da Universidade Estadual do Ceará (Uece) no município de Tauá, realizou na última quinta-feira, 1º de março, Colação de Grau para 26 concludentes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Química e Pedagogia. O diretor do Cecitec, professor Isaías Batista, abriu a  solenidade passando a palavra ao vice-reitor,  professor Hildebrando Soares, para que presidisse a cerimônia.

alt

O Cecitec foi criado em 1994 e já formou mais de 600 profissionais, tendo como missão apoiar o desenvolvimento sustentável, promovendo o ensino, a pesquisa e a extensão, de forma a ensejar a melhoria de vida na Região dos Inhamuns.

Em seu discurso, professor Hildebrando Soares ressaltou que “a Uece, mesmo com todas as dificuldades, é destaque dentre as melhores universidades do Brasil porque é rica em material intelectual humano de qualidade”.

Representando o corpo docente, a professora Luisa Célia Melo Pacheco destacou aos formandos que “continuem a batalhar por suas metas, façam especialização, mestrado e doutorado”.

alt

Para a formanda de Pedagogia e oradora discente, Maria Altina, “é fundamental agradecer a todos que fizeram parte dessa vitória: pais, amigos,  professores e funcionários”. Concluir  um curso universitário não é fácil. Inúmeros são os obstáculos e dificuldades, entretanto, os alunos encontram suporte também nos funcionários da Universidade. Um exemplo disso foi a estudante de Pedagogia, Salete de Sousa, que cumprimentou o coordenador de apoio pedagógico, Carlos Antônio Soares. Ela fez questão de tirar uma foto ao seu lado afirmando que  “sempre que precisava de algo ele me ajudava a resolver. Às vezes eu estava triste e ele me alegrava. Se eu não registrasse esse momento ao lado dele estaria sendo uma ingrata”.

alt

Histórias como essa se repetem pelos corredores do Cecitec, assim como a superação de cada um dos graduandos. Regilânia Feitosa é deficiente visual e concluiu ao lado de sua irmã Keyle Feitosa, o curso de Pedagogia. Elas prestaram o mesmo vestibular e, juntas, fizeram todo o caminho até o dia da colação. Sempre de mãos dadas, Regilânia e Keyle relatam a parceria durante as provas e trabalhos. Contudo, o estágio, mesmo podendo ser realizado em dupla, foi a única atividade acadêmica que as separou.

alt

De acordo com Keyle, os professores não permitiram que, nesse exercício, as duas formassem uma dupla. “A professora dizia que eu iria protegê-la  e por isso não deixou a gente fazer junto”. Keyle ressalta que, ao contrário do que as pessoas pensavam,  a irmã tinha mais vontade de estudar e isso a incentivava a não desistir do curso. Para as formandas o momento é de muita alegria, felicidade e gratidão.

“Nosso plano agora é arranjar um emprego na área e continuar estudando. Nossa pós-graduação começa agora dia 24”, afirma Regilânia. O pai das irmãs, Francisco Leopoldo Feitosa, é agricultor no município de Arneiroz e conta que sempre incentivou os estudos das filhas. “Primeiro os estudos”, diz ele. Seu Francisco afirma sentir- se hoje um vitorioso por estar formando duas das cinco filhas; que, ao olhar para elas, sente muito orgulho. Principalmente da Regilânia que não se deixou vencer pela dificuldade visual. “Por mais que a gente ache que seja normal e tente tratar assim, a gente sabe que não é. Vai ter sempre dificuldade, mas enquanto eu puder fazer vou sempre apoiar elas”, afirma ele.

alt

Também compôs a mesa a secretária de Educação de Tauá, Maria Gertudes Gonçalves de Oliveira; o pró-reitor de Graduação, Jerffeson Souza; e o servidor técnico administrativo, Emanuel Bento Ferreira Neto, que foi o cerimonialista da cerimônia. Estiveram também presentes na solenidade, professores e funcionários do Cecitec, coordenadores de cursos, familiares e amigos dos concludentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cecitec