Reformado, prédio do MACFA é inaugurado

22 de abril de 2015 - 12:03

alt

Conclusão de mais uma etapa de um conjunto de ações para melhorar o Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas (MACFA) em particular e a Universidade Estadual do Ceará (UECE) em geral. Estas foram as palavras do reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, quando da inauguração do prédio reformado que abriga os Laboratórios do MACFA, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), na manhã de sexta-feira, dia 17 de abril.

O vice-reitor, professor Hidelbrando Soares, ressaltou que dos 54 projetos definidos no Planejamento Democrático, realizado em 2012, 23 já foram executados, como aquele do MACFA.

alt

Coordenado pelo professor Emerson Mariano da Silva e tendo como vice o professor Alexandre Araújo Costa, o Mestrado em Ciências Físicas Aplicadas conta com dois laboratórios: o de Biofísica da Respiração (LBR) e o de Conversão Energética e Emissões Atmosféricas (LACEEMA).

O MACFA, informou o professor que está há cinco anos à frente da coordenação, já formou 71 alunos e com as novas instalações haverá melhores condições de trabalho para ter uma melhor avaliação e subir no conceito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e transformar-se em um espaço de excelência acadêmica.

alt

Com duas linhas de pesquisa, Física da Atmosfera e Energias Alternativas, o MACFA tem como objetivos gerais a promoção da capacitação de profissionais em nível de Mestrado e o desenvolvimento de pesquisas em Ciências Físicas, voltadas para o desenvolvimento do semiárido brasileiro.

Especificamente, o curso objetiva promover o desenvolvimento nas linhas de pesquisas de Física da Atmosfera e Energias Alternativas, em sua forma aplicada, envolvendo temas de fronteira entre estas áreas de estudo.