REDENIT promove palestra ressaltando a importância das parcerias para a inovação no Estado.

23 de junho de 2010 - 10:59 #

A Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará (REDENIT-CE) promoveu, no último dia 14, na Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus Itaperi, a palestra “Projetos de PD&I: Acordos de parcerias e outros para alavancar a inovação no Ceará”, ministrada pelo autor do livro: “Manual Básico de Acordos de Parceria de PD&I: Aspectos jurídicos”, Luiz Otávio Pimentel. Durante o evento foi realizada a I Oficina de Marco Legal da REDENIT – CE. Luís Otávio Pimentel, assessor de assuntos legais do Departamento de Inovação Tecnológica da UFSC, destaca a importância de parcerias para incentivar a Inovação e a Propriedade intelectual.

A palestra, com foco na área de inovação, teve como objetivo difundir boas práticas para acordos de parcerias entre as instituições públicas e empresas privadas, apoiadas no marco legal existente, destacando-se as Leis de Inovação Federal e Estadual.

A coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UECE, Profª. Aloma Pessoa deu as boas vindas ao público presente e falou da importância do tema trazido pelo professor Pimentel para os NITs do Estado. “Este é um marco para a REDENIT-CE”, enfatizou Aloma.

Em seguida, o coordenador geral da REDENIT-CE e pró-reitor de Planejamento da UECE, prof. Vladimir Spinelli fez a apresentação da REDENIT-CE, sua história e as ações que estão sendo realizadas. “O objetivo da REDENIT-CE é estruturar os NITs das ICTs cearenses e apoiar os que já estão em fase de implementação.

Além disso, estamos dando suporte aos pesquisadores para a utilização das melhores práticas de proteção para suas pesquisas”. Outra ação destacada por Spinelli é a interação da REDENIT-CE com o setor produtivo. “Essa é uma ação de extremamente importante, pois não adianta termos dentro da Universidade ou Instituição pessoas desenvolvendo e criando se essas idéias não chegam ao mercado. A idéia não se torna inovação se ela não completar seu ciclo e for absorvida pelo mercado e venham efetivamente beneficiar a sociedade”, conclui Spinelli.

Para Pimentel, o país está vivendo um momento de crescimento muito forte e tudo indica que estamos no caminho correto para o desenvolvimento. “É claro que quando falamos de desenvolvimento e crescimento econômico, a inovação tem um papel muito importante. E o tema trazido hoje é relevante, pois traz o arcabouço jurídico necessário para se entender as regras que rege a inovação”.

De acordo com Pimentel, o desafio do Brasil é fazer com que as nossas empresas avancem, pois consequentemente aumentará a contratação de profissionais, oferecerá mais produtos e serviços para a sociedade, pagando mais impostos, e com esses recursos o Brasil vai, cada vez mais, investir em desenvolvimento e inovação.

Na parte da tarde, Luiz Otávio Pimentel conduziu a I Oficina de Marco Legal da REDENIT-CE, que teve como principal finalidade apoiar as instituições no desenvolvimento de suas políticas de inovação e nos seus instrumentos legais.