REDENIT-CE promove evento sobre propriedade intelectual na UVA

23 de abril de 2010 - 10:05 #

“A Universidade, a proteção do conhecimento e o mercado”, com esse tema a Rede de Núcleos de Inovação do Ceará (REDENIT-CE) abriu as atividades do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Vale do Acaraú (UVA) em Sobral, no último dia 20.

O evento reuniu alunos, pesquisadores e coordenadores de cursos, que contou com a palestra do coordenador técnico da REDENIT, professor Luis Eduardo Tavares. Na oportunidade, os participantes do evento puderam esclarecer dúvidas sobre propriedade intelectual e transferência de tecnologia para o mercado. A REDENIT-CE funciona desde janeiro de 2010, na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e tem como coordenador geral o Pró-Reitor de Planejamento e Chefe de Gabinete da Reitoria da UECE, Professor Vladimir Spinelli Chagas.

O objetivo do evento foi divulgar a cultura da inovação e os mecanismos que as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) podem utilizar para se apropriarem do conhecimento, das riquezas geradas pelo mesmo e como podem difundi-los para o mercado. Para o professor Luiz Eduardo “Existe uma linha tênue que liga a Universidade ao mercado, e a função dos Núcleos de Inovação Tecnológica é fortalecer essas ligações, criar tanto os mecanismos para a proteção do conhecimento dentro da Universidade, quanto viabilizar transferência para o mercado”. Ainda de acordo com Tavares, não adianta apenas proteger o conhecimento. “É preciso proteger para que o mercado possa se apropriar daquilo também”, completa.

Após a palestra, a equipe da REDENIT, composta pelo Coordenador Técnico da Rede, Luiz Eduardo Tavares, a coordenadora do NIT da UECE, Aloma Pessoa, o coordenador da coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação (COTEC) da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECITECE), Francisco Carvalho de Arruda Coelho e o coordenador do curso de Direito e do NIT da UVA, Flávio Pinheiro visitaram o campus da Betânia, onde puderam conhecer seus laboratórios e as linhas de pesquisa da Universidade. Durante a visita, a equipe identificou as demandas da comunidade acadêmica por cursos e treinamento sobre propriedade intelectual, bem como orientação sobre depósito de patentes.

Os encontros da Rede devem acontecer em todas as instituições e órgãos que compõem a REDENIT-CE: SECITECE, FUNCEME, NUTEC, UECE e URCA “Nesse primeiro evento, a palestra é de motivação inicial, indutora, que nós esperamos que, ao longo do ano, seja multiplicada várias vezes não só em todas as instituições, mas várias vezes em cada instituição, através dos membros dos próprios NITs que compõe a Rede”, afirma Tavares.

A REDENIT-CE tem como finalidade organizar e estimular a parceria entre os NITs das ICTs, públicas e privadas, sediadas no Ceará, bem como apoiar a criação de novos Núcleos, para a promoção do desenvolvimento, da proteção e da transferência da inovação tecnológica para o mercado. “O objetivo dos NITs é identificar e gerar estratégias para que o grande número de pesquisas desenvolvidas atualmente pelas ICTs possa transformar-se em inovação”, explica o professor Flávio, lembrando a criação do NIT como “uma obrigação contida na Lei de Inovação Federal, a lei Nº 10. 973, de 2004, que prevê que toda instituição científica deve ter um NIT. Essa previsão legal facilita esse intercâmbio de informações entre as instituições e protege o conhecimento que é gerado dentro das universidades”, afirma.